As duas cidades fazem parte do encerramento da turnê do Palco Giratório, contemplando 18 cidades de vários estados do país
Próximo ao encerramento da turnê do Palco Giratório do SESC, o grupo potiguar de dança contemporânea Movidos Dança chega com seu espetáculo “Nuvem de Pássaros” à Canoas, no Rio Grande do Sul, e depois à Porto Velho, em Rondônia. Em Canoas, a apresentação acontece na próxima terça (12) no Teatro do Sesc Canoas, já em Porto Velho, a sessão será no dia 17, no Teatro Guaporé.
Essa foi a maior turnê do Movidos Dança em 2024, começando em maio com abertura em Curitiba, passando por Fortaleza e Recife. Em junho, o espetáculo passou por Brasília e em julho, por Campo Grande. Já em agosto e setembro, “Nuvem de Pássaros” foi apresentado em Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Petrolina, Maringá, São Luís, Macapá, Garanhuns, João Pessoa e Campina Grande. Além de Canoas e Porto Velho, a turnê faz ainda uma última apresentação em Mossoró (22 de novembro).
A obra “Nuvem de Pássaros” surgiu a partir do convite que o diretor artístico Anderson Leão recebeu para coreografar a companhia Ya Danza, da cidade de San José, na Costa Rica. Como resultado desse desafio surgiu a obra intitulada Nube de Pájaro, lançada pela companhia costarriquenha em 2018. No mesmo ano a obra foi apresentada pelo grupo Ya Danza em São Paulo, no Festival Entre Arte e Acesso, onde o Movidos Dança fez a sua estreia nos palcos com uma obra também dirigida por Anderson.
“Em 2021, através do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança, eu trouxe a ideia de recriar a obra ‘Nuvem de Pássaros’, adaptando para a realidade social dos corpos e vivências dos integrantes do grupo Movidos Dança no Brasil. A obra foi apresentada em importantes encontros e festivais, como o Pra Dançar em Curitiba/Ponta Grossa no Paraná, Encontro Internacional de Artes Cênicas em Natal, Aldeia Sesc em Caicó, no Projeto Movidos à Dança 2022 com circulação por seis cidades do Rio Grande do Norte e agora circulando por todo país através do Palco Giratório do SESC”, comenta Anderson Leão, diretor artístico do Movidos.
Para Anderson, o Palco Giratório do SESC proporcionou ao Movidos Dança uma visibilidade sem precedentes para o espetáculo “Nuvem de Pássaros”, possibilitando que o grupo se estabelecesse como um dos grandes representantes da dança contemporânea brasileira.
“A experiência intensa e enriquecedora dessa circulação não apenas fortaleceu a presença do grupo no cenário cultural nacional, mas também sublinhou a importância de iniciativas como o Palco Giratório para o intercâmbio e a democratização da cultura. O grupo retorna dessa turnê com um amadurecimento artístico, refletindo a vivência de um Brasil plural e diverso, e com o impulso de continuar levando sua arte a novos destinos”, destaca.
Conheça o Movidos Dança
Movidos Dança é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal, cujo objetivo é promover uma nova perspectiva para a dança na investigação da identidade de corpos diversificados sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística. O grupo foi idealizado pelo coreógrafo e diretor artístico Anderson Leão e pelo bailarino Daniel Silva, em 2018. Composto por pessoas com e sem deficiência, tem se dedicado aos estudos do movimento contemporâneo, com a proposta de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados.
PROGRAMAÇÃO:
CANOAS (RIO GRANDE DO SUL)
Data: 12 de novembro
Local: Teatro do Sesc Canoas
Horário: às 19h
PORTO VELHO (RONDÔNIA)
Data: 17 de novembro
Local: Teatro Guaporé
Horário: às 20h
FICHA TÉCNICA – Nuvem de Pássaros
Concepção e Direção Artística: Anderson Leão
Bailarinos Colaboradores:
Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Michael Skimo, Rodolpho Santtos e Rudson Bolcante
Produção executiva: Rafael Telles
Assistente de produção: Ariadna Medeiros
Fotografia: Pablo Pinheiro
Programação visual: Anderson Leão
Mixagem de som: Anderson Leão
Desenho de luz: Gewanderson Tinoco (Macarrão)
Concepção de figurino: Luna Isaac e Anderson Leão
Cenário: Anderson Leão e Tatiane Fernandes
Desenho de projeto: Ana Paula Medeiros
Assessoria de imprensa: Letra A Comunicação
Duração: 45 min
Classificação: Livre
Ano de Estreia: 2022