Evento da UFRN fala sobre atuação de Catadores de Materiais Recicláveis após 14 anos da PNRS

O oceano, berço da vida, cobrem mais de 2/3 da Terra e abrigam a maior parte da sua diversidade. São fonte de recursos vitais em diversas áreas para a humanidade como produção de alimentos, produção de energia, além de seu papel fundamental em relação ao clima, mas estamos fazendo-o sofrer de várias formas pelos resíduos que geramos e deixamos chegar a este os quais impactam em muitos aspectos.

Mas, também temos ações e atores que contribuem para encaminhar estes resíduos para destinações corretas, como é o caso dos Catadores de Materiais Recicláveis que há muito tem trabalhado em prol do Meio Ambiente, mas nem sempre considerados e apoiados da forma adequada em seu trabalho.

Vamos conhecer um pouco da realidade destes atores e o que mudou na sua realidade de trabalho após a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e do Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020). Para tal trazemos um representante do Movimento Nacional dos Catatores de Materiais Recicláveis e um representante do Ministério Público de João Pessoa/PB que trabalha com ações relacionadas aos catadores como palestrantes do sétimo encontro do projeto Olhar Mar Adentro, um ciclo de palestras/debates que tem como objetivo “conscientizar e mobilizar a população sobre os problemas ambientais e as possíveis soluções para o lixo no mar, especialmente dos resíduos plásticos.”

Projeto este que integra o projeto “Sustentabilidade como Solução para o Lixo Plástico no Mar” – SS-OCEANOS financiado pelo CNPq e executado em parceria por UFPB, UFRN, UFLA, SENAI/CIMATEC, USDA, IFRN, UNESP e Rede Midas Mongaru.

Inscrições abertas!!!

OLHAR MAR ADENTRO: Catadores de Materiais Recicláveis após 14 anos da PNRS e 4 anos do Marco Zero do Saneamento

Data: 22 de novembro de 2024

Horário: 15h30m

Local: Google Meet (link na inscrição)

Palestrantes:

Ronei Alves da Silva – Catador de materiais recicláveis. Bacharel em direito pela universidade católica de Brasília. Foi presidente da central de cooperativas de catadores de matareis recicláveis CENTCOOP/DF. Atua no Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

José Godoy Bezerra de Souza – Especialista em direito sanitário (Fiocruz) e gestão pública (FGV), mestre em políticas públicas em direitos humanos pela UFPB. Procurador da república, membro do ministério público federal, com atuação em direitos humanos.

Mediadora:

Ciliana Regina Colombo – Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Produção (Eng. da Sustentabilidade), Professora no Dep. de Engenharia de Produção da UFRN.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade (SustentAção).

Inscrições pelo SIGAA da UFRN: 

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/servicos_digitais/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

Acesso ao evento: link será informado ao finalizar o formulário de inscrição.

Certificado expedido pela PROEX UFRN.

Mais informações:  sustentacao.ufrn@gmail.com

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.