De 14 a 17 de novembro, o projeto Habitat Marte realiza a quinta edição do congresso internacional Space Habitat Event. Desta vez, a proposta temática do evento é Humanidades e tecnologias sustentáveis para futuros habitats espaciais e habitats espaciais análogos. A programação é totalmente gratuita e os interessados devem realizar a inscrição por meio deste formulário. As apresentações serão transmitidas virtualmente, via Zoom.
A primeira conferência inicia às 7h e apresenta um estudo que avaliou, por meio de modelos simulatórios, dois sistemas de transporte para colônias marcianas: um trem baseado em levitação magnética (maglev) e um avião espacial de baixa órbita. A pesquisa foi realizada por Shreya R.S Gowda, Nikitha P Swamy, Sri Nila S, Sai Vaishnavi K, Pearl Jain, Sudhir, do Departamento de Engenharia Aeroespacial, da Alliance University (Índia).
Ainda no dia 14, às 19h, ocorre a apresentação intitulada Habitat Lunar: Desafios operacionais da primeira missão espacial análoga no hemisfério sul. O trabalho é de autoria de Júlio Rezende, professor do Departamento de Engenharia de Produção (DEP/UFRN) e Luís Jorge Mesquita de Jesus, Maria José de Brito Rocha, Natalia Hernandez Hazbun, pesquisadores associados ao Habitat Marte.
O evento abordará, também, diferentes temáticas, como os benefícios da exploração espacial, uso de inteligência artificial em sistemas espaciais, propostas sustentáveis para missões de longa duração, agricultura em ambientes espaciais, aplicações sustentáveis para a área de comunicação em missões espaciais, inserção de jovens mulheres cientistas em escolas públicas do Rio Grande do Norte (RN), entre outras. Ao todo, serão apresentados mais de 30 trabalhos. Diversos acadêmicos do Brasil e do mundo participam do evento.
A iniciativa é uma articulação entre a estação espacial análoga Habitat Marte (vinculado à UFRN), a Space Reinassance Inititative (SRI) e a Mars Society Brazil. Após o evento, será publicado um livro de resumos com links para as palestras, disponibilizadas no canal do YouTube do Habitat Marte.
A programação integral está disponível no site do Space Habitat.