O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Leandro Grass visitou, na manhã desta quarta-feira (30), as instalações do Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no bairro do Tirol. O objetivo da visita foi conhecer as instalações do Setor de Arqueologia, responsável pelo recebimento, guarda e conservação de acervos resultantes de processos de licenciamento ambiental em todo o estado. A comitiva foi recebida pelo diretor do MCC Olavo Bessa e também contou com representantes do Iphan no Rio Grande do Norte, do Escritório Ministério da Cultura no Rio Grande do Norte, do Comitê de Cultura do RN e da Secretaria Estadual de Cultura do estado.
Leandro Grass destacou a parceria com o MCC para a preservação do patrimônio arqueológico e na execução de ações no setor. O arqueólogo Manoel Lima elogiou a gestão dos recursos e o processo de recebimento de acervos, além de apontar para novas ações de fomento à pesquisa e divulgação dos conhecimentos desenvolvidos a partir da coleção arqueológica do MCC. Olavo Bessa destacou os projetos futuros e as possibilidades de parcerias com o Iphan e outras instituições, além de apresentar os projetos em andamento no MCC.
O chefe do Setor de Arqueologia, professor Abrahão Sanderson, apresentou a reserva técnica, estruturada com recursos de endossos institucionais, além de destacar as ações de educação patrimonial que devem ser realizadas no próximo período, como o sítio-escola de Arqueologia, no Parque do Museu, e as ações educativas no entorno das ruinas de São Miguel, no município de Extremoz. A visita incluiu a exposição Navegar Impreciso, no pavilhão expositivo, que abriga o Marco colonial de Touros e duas das mais antigas canoas indígenas das Américas.