Fotos Vitória Oliveira
A 6ª edição da Roda Potiguar de Forró, realizada nesta quarta-feira (23), no Teatro Riachuelo, foi um verdadeiro sucesso, consolidando o projeto na agenda cultural da cidade. Com ingressos esgotados, o evento gratuito apresentou ao público clássicos do forró, com destaque para composições norte-rio-grandenses. A cantora e compositora Tanda Macêdo foi a anfitriã da noite, ao lado de seis convidados, incluindo Eliane, a Rainha do Forró.
Com mais de duas horas de show, a grande novidade desta edição foi o formato pista, que garantiu espaço de sobra para a animação do público, que dançou muito ao som de forrós clássicos e contemporâneos. A apresentação, liderada por Tanda Macêdo, teve um repertório diversificado, passando por Elino Julião e Dorgival Dantas.
A primeira participação da noite foi do jovem Matheus Gabriel, que veio diretamente do Ceará para sua estreia como acordeonista. O show contou também com os potiguares Dani Cruz e Vinícius Lins.
Em seguida, a Rainha do Forró, Eliane, levantou ainda mais o público com grandes sucessos, como “Brilho da Lua” e “Amor ou Paixão”. Um grande coro se formou, e o teatro se rendeu à potência dessa grande artista, com quatro décadas de resistência feminina no forró.

Também do Ceará, Nonato Lima, um dos maiores nomes do acordeon no Brasil, marcou presença na sexta edição da Roda. Com toda sua destreza e virtuosidade, ele foi do forró autoral “Você tá querendo um chero” a Sivuca. O público ainda foi surpreendido por uma mistura inesperada de música clássica com forró, em que o artista mescla músicas de Vivaldi e Dominguinhos.
Para fechar a noite, foi a vez da Deusa Nordestina do Forró mostrar a força do triângulo nas mãos de uma mulher. Ao lado de Tanda e convidados, elas se despediram, deixando o público com gostinho de quero mais. O evento também trouxe um momento de muita emoção com uma homenagem ao pequeno Bento, amante do forró, que faleceu aos 4 anos após lutar contra o câncer.
A direção musical do show foi assinada por Jubileu Filho, que também esteve nas cordas, junto com Darlan Marley (bateria), Mônica Michelly (baixo), Chico Bethoven (zabumba), Lipe Guedes (acordeon), Gilson do Acordeon (acordeon), Lara Maria (voz), Vyda Maria (voz) e Ramon Gabriel (percussão). Já a cenografia foi concebida por Clodualdo Bahia, da Design Brasil e o desenho de luz por Ronaldo Costa.
Ao final, foi anunciada a próxima edição da Roda Potiguar de Forró, marcada para o dia 11 de dezembro. Mais informações devem ser divulgadas em breve.
O evento contou com o patrocínio do Governo do RN, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Lei Djalma Maranhão, Ster Bom, Lampadinha, Clan, Unimed Natal, Casa de Saúde São Lucas, UnP, Fecomércio RN, Sesc RN e Grupo Unimetais.
