O encontro objetiva coletar contribuições para construção do Plano Nacional Setorial de Museus e será realizado exclusivamente online
O Programa (re)Conexões é uma ação estruturante do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), concebido como instância permanente de diálogo, participação social e fortalecimento de políticas para o campo museal. Nesta terça-feira (22), a entidade promove uma edição online do Programa no Rio Grande do Norte, realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura (Secult/RN), Fundação José Augusto (FJA) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
O (re)CONEXÕES visa a elaboração de relatórios de sistematização e análises de conteúdos referentes ao processo de construção do Plano Nacional Setorial de Museus. Podem participar do evento profissionais de museus, coletivos, pontos de memória, grupos sociais e atores engajados na construção de políticas públicas dos museus e do patrimônio.
Lançado em janeiro deste ano, o (re)CONEXÕES é uma retomada do Programa Conexões, lançado pelo Ibram em 2012. Nesta edição de 2024, a atividade objetiva realizar uma consulta ampla, democrática e potente para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil.
As propostas resultantes do encontro ficarão visíveis no site do 8º FNM para os interessados e poderão receber comentários. As contribuições serão encaminhadas para votação e aprovação no 8º Fórum Nacional de Museus.
O (re)Conexões Rio Grande do Norte acontece a partir das 14h. para se inscrever, acesse: https://forum.museus.gov.br/inscricoes-reconexoes-individual/