O Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda Lagoa do Bonfim, situado no Aeródromo Severino Lopes, promoverá no próximo dia 26 de outubro uma cerimônia em homenagem ao Dia do Aviador. O evento será realizado a partir das 10h30 no próprio condomínio, localizado na Rua Doutor Severino Lopes da Silva, 1201, comunidade de Areia Branca, em São José de Mipibu.
Será prestada uma solene homenagem a João Alves de Melo e às distintas personalidades da aviação do Estado do Rio Grande do Norte, que com dedicação e excelência contribuíram significativamente para o avanço e prestigio da aviação em nossa região. Trata-se de uma ocasião ímpar para reconhecer e valorizar as notáveis contribuições destes profissionais para o setor aeronáutico.
João Alves de Melo (1896 – 1980), jornalista, fotógrafo, historiador. A ele se devem registros fotográficos de fatos marcantes de nossa história, sobretudo a ação dos pioneiros da aviação postal francesa no céu e em solo norte-rio-grandenses. Seu livro Asas sobre Natal (2012) é um valioso documentário dessa fase heroica. Entre as personalidades por ele fotografadas, destaca-se o piloto Jean Mermoz que juntamente com o navegador Dabry e o radiotelegrafista Gimié realizou o primeiro voo direto comercial sobre o Atlântico, tendo chegado a Natal em 13 de maio de 1930, transportando a correspondência da Europa para a América do Sul. O voo de retorno para a França, no mesmo hidroavião, o Conde de La Vaulx, partiu da Lagoa de Bonfim a 8 de julho de 1930, às 16h 24min. Mermoz, em razão de ventos desfavoráveis, fez 35 tentativas de decolagem no rio Potengi, em Natal, e 18 na Lagoa de Bonfim.
Com informações do site Hilneth Correia