A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é um dos pontos de coleta da campanha “Tampinha Solidária”, desenvolvida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O ponto de arrecadação está disponível na Biblioteca Central do Campus Mossoró, mas deverá ser estendido para os demais campi.
A campanha visa a arrecadação de tampas de plástico para serem trocadas por cadeiras de rodas para os assistidos pela Apae. A cada 250kg de qualquer tipo de tampinha plástica arrecadadas, a Unidade poderá trocá-las por uma cadeira de rodas.
“Podem ser doadas tampas de garrafas pets, de garrafões, tampas de creme dental, tampas plásticas de perfume… qualquer tipo de tampa plástica”, informa a diretora do Sistema Integrados de Bibliotecas da Uern, Jocelania Marinho. Além de beneficiar crianças com deficiência, a ação também contribui com o meio ambiente, uma vez que colabora com a redução de resíduos plásticos.
“Aqui na Biblioteca circula muita gente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. E também percebemos que havia várias tampinhas espalhadas pelas mesas, nas salas, nas lixeiras, então procuramos a Apae para que a Biblioteca pudesse ser um ponto de coleta e podermos colaborar com a campanha”, revela Jocelania Marinho.
Ela destaca que qualquer pessoa pode participar da campanha fazendo sua doação de tampinhas plásticas. A Apae precisa de pelo menos 20 cadeiras de rodas, então, é de suma importância o envolvimento de todos para que eles possam alcançar essa meta.