Sete filmes foram selecionados para participar da Mostra, além de filme da homenageada Jussara Queiroz
A Mostra Florescer nas Telas: Mulheres em Ação divulgou os filmes que serão exibidos nos dias 24 e 25 na Casa Da Ribeira. Foram sete os filmes escolhidos, todos eles de realizadoras potiguares. Além da exibição, os filmes terão uma exposição das fotos still, além de uma bate papo com as realizadoras, que falarão sobre o processo de produção de cada filme e sobre os desafios do audiovisual no cenário potiguar.
A Mostra, em sua segunda edição, homenageia a cineasta Jussara Queiroz. Como parte da programação do evento, será exibido o filme “Um certo Meio Ambiente”.
A mostra ainda terá Workshop cinema documental e suas narrativas e uma Masterclass com a cineasta Dênia Cruz. Para participar do workshop, as inscrições podem ser feitas através do site: florescernastelas.com, gratuitamente.
A curadoria foi composta por Alessandra Augusta, Geisla Blanco, Rita Machado, com coordenação de Kell Allen, idealizadora da Mostra.
Os filmes selecionados foram:
1º Joias de orixá : 7:38 min
Roteiro e direção: Stéphanie Moreira
2° Bati da vila : 13:29 min
Roteiro e direção : Raquel Cardozo
3° Cidades descobertas : 7:03 min
Roteiro: Vivian Moura
Direção: Julia Donati
4º Aguá Viva : 20 min
Roteiro e direção: Allana Amâncio
5° Liberdade sem conduta : 16:58 min
Roteiro e direção: Dênia Cruz
6° Estação Reboco : 14:38 min
Roteiro e direção: Juliana Iyafemí
7° Luzidas : 19:55 min
Roteiro: Stephanie Bittencourt
Direção: Jaya Pereira e Stephanie Bittencourt
A programação completa está disponível no instagram @florescernastelas.
Mostra Florescer nas Telas – Mulheres em Ação
A Mostra de cinema Mulheres em Ação, criada pelo Coletivo Trampo Audiovisual, teve sua 1ª edição em 2020, em formato remoto, devido a pandemia da COVD 19. A ideia surgiu, através da sua idealizadora, a diretora Kell Allen, ao observar a escassez de festivais totalmente voltados ao cinema potiguar feminino. O coletivo Trampo se uniu para Florescer nas Telas esse protagonismo de realizadoras potiguares.
Após esse hiato, e agora em 2024, foi idealizada uma versão física da mostra, muito mais abrangente, Florescer nas Telas, composta por exibições de filmes, mesa-redonda, oficina e exposições, proporcionando experiência enriquecedora e totalmente gratuita.
Sobre o Trampo
O Trampo Audiovisual é um coletivo criado em 2018, formado por integrantes de oficinas realizadas pelo Caboré Audiovisual na cidade de Parnamirim/RN.
No nome, traz a abreviação do codinome da cidade de origem, que durante a Segunda Guerra Mundial, mesmo sem ser cidade ainda, foi considerada o “Trampolim da Vitória” americana.
O coletivo produziu 4 obras: o curta-metragem “A Grande Partida” (2019), o Piloto da websérie “ A Cúpula” (2019), Quem Sabe Ele Mude (2020) e Hashtag (2021), ganhador de 2 prêmios no Curta Caicó.
Realização
O workshop faz parte da Mostra Florescer nas Telas, uma iniciativa que promove o cinema nacional e fomenta o talento local, proporcionando eventos de formação e debates sobre o audiovisual. O Festival é patrocinado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto – Lei Paulo Gustavo.