A Festa do Boi está acontecendo de 11 a 19 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim-RN. O evento, que está na sua 62ª edição e celebra 65 anos de existência, é consolidado como a maior feira agropecuária do Norte-Nordeste. Este ano, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN preparou 4 palestras de caráter educativo para o público geral, levando informação para todos os interessados e tirando dúvidas sobre assuntos relevantes para a produção agropecuária do estado.
As palestras acontecerão nos dias 17 e 18/10 (quinta e sexta-feira), das 15h às 17h, no Auditório da ANORC, dentro do Parque. No primeiro dia, os temas serão “Notificação de doenças e principais programas sanitários trabalhados pelo IDIARN” e “Febre Aftosa: como reconhecer os sintomas e o que fazer”; no dia 18, os técnicos falarão sobre o “Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose” e “Raiva dos Herbívoros”, nessa sequência. A entrada pe gratuita.
Para Mario Manso, diretor geral do IDIARN, a Festa do Boi representa uma grande oportunidade para mostrar e valorizar a agropecuária estadual, seus produtos e subprodutos, para o público não só potiguar, como de estados vizinhos. “A produção do Rio Grande do Norte é muito forte e envolve engrenagens muito bem articuladas para funcionar como tem que ser. Existe muitas instituições públicas, de esferas estadual e municipais, que trabalham todos os dias para fazer prosperar a vida do homem e da mulher do campo, seja na criação de animais, seja nas plantações. E nas feiras agropecuárias, as pessoas podem ter um pouco mais de noção disso”, explica o diretor.
O IDIARN, por exemplo, é o órgão responsável por toda fiscalização e manutenção da sanidade animal e vegetal no estado, inspecionando propriedades, rebanhos, lavouras, indústrias de alimentos e transportes de todo tipo de produtos de origem animal e vegetal pelo RN, garantindo a segurança alimentar e a inocuidade desses itens. Na Festa do Boi, o IDIARN, além das palestras, é responsável por receber e verificar a saúde dos animais participantes, iniciando os trabalhos dias antes do evento; também continua a ação educativa em seu estande, montado este ano em frente à ULSAV (Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal) de Parnamirim, localizada dentro do Parque.
SERVIÇO: I Ciclo de Palestras do IDIARN na Festa do Boi
Data: 17 de outubro
15 h – Notificação de doenças e principais programas sanitários trabalhados pelo IDIARN.
16h – Febre Aftosa: como reconhecer os sintomas e o que fazer.
Data: 18 de outubro
15h – Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.
16h – Raiva dos Herbívoros.Local: Auditório da ANORC – Parque Aristófanes Fernandes.
Entrada gratuita.
Aberto ao público geral.