A 17ª Etapa Nordeste do Baja SAE Brasil terminou neste domingo, dia 13, em Camaçari, na Bahia, e as duas equipes da Ufersa voltam para casa com lugares no pódio do resultado final. A equipe Caraubaja SAE, do Campus Caraúbas, é a grande campeã desta edição, com pontuação geral superior a 766 pontos. Em terceiro lugar vem a equipe Cactus Baja, do Campus Mossoró, que acumulou 676 pontos.
Acesse a classificação geral AQUI.
A liderança da Caraubaja SAE foi impulsionada pelo bom desempenho em, praticamente, todas as modalidades da competição. A equipe garantiu a liderança de pontos nas provas de Enduro, Super Prime, Suspensão e nas provas Dinâmicas no geral; garantiu o terceiro lugar nas categorias Velocidade Máxima e APD; o quarto em Aceleração e quinto lugar em Tração.
Com essa conquista, as duas equipes da Ufersa seguem para a competição nacional, que acontece em março de 2025, posicionando a universidade entre as melhores do Brasil. O projeto de Caraúbas já existe desde 2015, está nas competições do Baja SAE desde 2017 e é composta atualmente 14 estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Mecânica e CeT, supervisionados por uma rede de professores.
A competição deste ano reuniu protótipos de 17 equipes e, na avaliação do professor Diego Diniz, coordenador do projeto em Caraúbas, o resultado da Ufersa reflete a dedicação dos estudantes. “Estamos vindo de uma boa série de vitórias, tendo ficado em 3º lugar geral no ano passado. Esse resultado reflete a dedicação e a persistência dos nossos estudantes em participar de uma das competições mais importantes do gênero”, defende o professor Diego Diniz.
A Ufersa acumula excelentes desempenhos no histórico da competição. A equipe Cactus Baja, que está em 3º no pódio da fase NE deste ano, por exemplo, em 2019, ficou em sétima colocação na competição Baja SAE Rochester, realizada nos Estados Unidos, com 130 equipes inscritas.
Sobre o BAJA SAE BRASIL – O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes para oferecer a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o estudante se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo OFF ROAD, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.