“Miguel Faustino, nosso avô – A fabulosa história de Miguel Faustino do Monte”. Esse é o título do livro a ser lançado no dia 10 de novembro, de 16 às 19 horas, no Memorial da Resistência, em Mossoró, por Nietta Lindenberg do Monte – neta do biografado. A produção literária tem contribuição do cordelista Edmilson Santini, além dos escritores e pesquisadores Eriberto Monteiro e José Edilson Segundo. Ilustrações são de Erivaldo Pereira e o acervo de fotos oriundo da família e arquivos públicos.
Miguel Faustino do Monte foi um empreendedor nascido em Sobral, Ceará, em 11 de agosto de 1858. Migrou da pobreza cearense para o êxito sob trabalho duro em Mossoró, onde aportou em busca de oportunidades. Fez-se empreendedor. Foi um grande benfeitor da Igreja Católica, contribuindo para a construção da capela do Santíssimo Sagrado Coração de Jesus, Colégio Diocesano Santa Luzia, fomento à criação da Diocese de Mossoró, Escola Ambulatório Padre Dehon e outras iniciativas.
Seus negócios ganharam capilaridade nacional e internacional, tornando-o um homem muito rico, com investimentos na indústria salineira, sociedade bancária, couros, agricultura, usina de energia elétrica e outras áreas. Era um humanista cristão, empresário visionário e ferrenho abolicionista, também com presença na política partidária. Faleceu no Rio de Janeiro em 1952.
Com informações do Blog Carlos Santos