Clínica especializada em ortopedia e coluna vertebral oferece avaliações gratuitas e orientações sobre doenças mais comuns e como tratar dores crônicas
Os dados são do Ministério da Saúde: quase 37% da população brasileira acima dos 50 anos convive com dor crônica. “Diferente da dor aguda, a crônica perdura por muito tempo, e em muitos casos são limitantes e até mesmo incapacitantes. Isso pode gerar sofrimento, indisposição, dificuldades no trabalho e nas atividades mais cotidianas”, explica o ortopedista Fábio Fagundes, da Clínica Motriz. É uma questão de saúde pública, que ganha mais visibilidade no mês de outubro, já que no dia 17 se celebra o Dia Mundial de Combate à Dor. A data foi criada pela Associação Internacional para Estudo da Dor (IASP) e é apoiada pela Organização Mundial de Saúde.
Na população em idade ativa, costumam aparecer as doenças ocupacionais, por lesões por esforço repetitivo e má postura. Em relação à coluna, a dor crônica pode estar relacionada à hérnia de disco ou problemas de deformidades, como escoliose e cifose. “Quando a dor não passa com o uso de analgésicos simples e se torna constante, é hora de procurar ajuda”, diz o ortopedista.
Os fisioterapeutas Pablo Santiago e Deborah Câmara destacam a importância da fisioterapia no tratamento da dor. “A fisioterapia é uma excelente opção para o controle da dor, evitando remédios ou mesmo cirurgias. Precisamos utilizar o método com melhor indicação segundo a ciência, como a laserterapia, exercícios direcionais e Pilates. Todos esses tratamento são feitos em nossa clínica, de acordo com a especificidade de cada caso, e estamos obtendo excelentes resultados”, reforçam os fisioterapeutas.
A alimentação também pode ser uma aliada no combate à dor crônica. “Uma dieta nutritiva e equilibrada tem um poder imenso na qualidade de vida desse tipo de paciente”, lembra a nutricionista Kalyanne Queiroz. “Alimentos processados ou ricos em açucares e gorduras podem aumentar as inflamações, e consequentemente, as dores”, completa ela. Kalyanne recomenda a ingestão como frutas, vegetais, nozes e peixes, que têm propriedades anti-inflamatórias naturais.
Avaliações
A Clínica Motriz – especializada em ortopedia e coluna vertebral em Natal, vai oferecer avaliações gratuitas para quem sente dores crônicas ortopédicas até o dia 17 de outubro. Os atendimentos podem ser agendados pelo Whatsapp (84) 98183-5189 ou ligando para a clínica: (84) 98844-2426. A Clínica Motriz fica localizada no Shopping Espacial Mall, na Av. Roberto Freire, 1546, Loja 09, em Capim Macio.