Apresentação traz trilhas do longa de animação da Disney, “Fantasia” e vai contar com duas sessões, gratuitas, no Auditório Onofre Lopes
Dia das Crianças se aproxima e a Filarmônica UFRN tem um convite mais que especial para fazer. No dia 12 de outubro, a Filarmônica vai promover o concerto “Fantasia” com algumas das obras deste famoso longa de animação da Disney, lançado em 1940. Serão duas sessões, gratuitas, às 18h e às 20h, no Auditório Onofre Lopes, na Escola de Música da UFRN. Os ingressos começam a ser liberados para retirada no Sympla, às 9h, da quarta-feira (09), sendo permitido dois ingressos por cadastro.
O concerto vai associar música à projeção da animação, simultaneamente. Desta forma, a Filarmônica proporciona ao público uma experiência imersiva nas sonoridades de grandes obras da Música de Concerto, tal como proposto por Disney em sua criação, que, ao contrário do que costuma acontecer em trilhas sonoras, criou as animações a partir da música. Após 75 anos, desde o seu lançamento, Fantasia ainda pode ser considerado o projeto mais inovador e ambicioso concebido por Walt Disney.
Com mais de duas horas de duração, divididas em oito segmentos, dos quais a Filarmônica UFRN vai executar 4, cada um trazendo a interpretação em imagens dos animadores da Disney para peças de música clássica. A ideia é transformar a trilha sonora em personagem principal, criando animações a partir dos afetos, das sugestões, dos caminhos propostos pela música.
Com regência do Maestro André Muniz, a Filarmônica convida a Soprano Alzeny Nelo e o Pianista Paulo César Vito, apresentando o programa da noite com transmissão simultânea das respectivas animações: a Dança das Horas, um ballet de Amilcare Ponchielli, Uma Noite no Monte Calvo, de Modest Mussorgsky, Pinos de Roma, de Ottorino Respighi e Rhapsody in Blue, de George Gershwin.
Neste trabalho, o audiovisual é construído posteriormente e se adapta às obras interpretadas pela orquestra, o que faz de Fantasia uma obra singular, artística e com estilo único, diferente de tudo que a Disney tinha feito até então, e até do que viria a fazer. Assim como as obras musicais que a compõem, Fantasia não é exclusivamente doce, ou simpática, indo muito além disso, indo do ‘fofo’ ao assustador ou grandioso em poucos instantes. Como costuma ser a vida, e a natureza humana que apenas a arte é capaz de retratar.
O Concerto é uma realização da Filarmônica UFRN com patrocínio da CAURN – Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte e apoio da Escola de Música da UFRN, PROEX/UFRN e UFRN.
Serviço – Concerto Oficial Fantasia
Quando: 12 de Outubro (sábado)
Onde: Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN)
Sessões: 18h e 20h
Entrada Gratuita – Ingressos serão liberados a partir desta quarta-feira (09), pelo Sympla, às 9h
Siga: @filarmonicaufrn