Após o encerramento da fase diocesana, terá início a fase romana do processo
A fase diocesana do processo de beatificação do Servo de Deus Padre João Maria Cavalcanti de Brito será encerrada na próxima quarta-feira, 9 de outubro. Às 15h, na Catedral Metropolitana de Natal, será realizada uma sessão solene do Tribunal para a Causa de Beatificação e de Canonização e, às 16h30, haverá missa em ação de graças pelo encerramento da fase diocesana, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom João Santos Cardoso.
O Tribunal foi instalado dia 28 de abril deste ano. Durante estes cinco meses, foram analisados dados históricos e testemunhos acerca da vida e santidade do Padre João Maria, conhecido como o “anjo de Natal”. Após o dia 9, o postulador da Causa de Beatificação e de Canonização, Frei Jociel Gomes, irá a Roma, para entregar a documentação preparada pelo Tribunal ao Dicastério para a Causa dos Santos, no Vaticano, quando será iniciada a fase romana do processo.
De acordo com o Frei Jociel, a partir daí será escolhido um relator, responsável por redigir a “Positio”, que é um documento com todas as informações que serão analisadas pelas comissões histórica, teológica e pelo colégio dos bispos e cardeais. Caso o Dicastério considere que existem provas suficientes, o papa poderá conceder o título de “venerável”, reconhecendo assim que viveu as virtudes cristãs em grau heroico. Depois disso, a investigação de possíveis milagres continua. Se um milagre atribuído à intercessão do Padre João Maria for verificado, ele será beatificado e, com um segundo milagre, poderá ser proclamado santo.
Os trâmites entre a Arquidiocese de Natal e o Vaticano, em relação ao Padre João Maria, iniciaram em 2002.
SERVIÇO
Sessão solene e missa em ação de graças pelo encerramento da fase diocesana da causa de beatificação e de canonização do Servo de Deus Padre João Maria
DATA: 9 de outubro, às 15 horas
LOCAL: Catedral Metropolitana de Natal