Festival de Cinema Negro abre inscrições com chamada nacional e em especial no RN

Iniciativa visa fortalecer a produção audiovisual negra e a fruição das produções cinematográficas – inscrições gratuitas até 17 de outubro

Festival Cinema Negro Ancestralidade como Potência, que será realizado em Natal no próximo mês, está com inscrições abertas para selecionar filmes que tenham em si a representatividade negra, seja na narrativa da obra audiovisual fazendo uso da ancestralidade, como também a composição da ficha técnica, como elenco, direção e roteiro majoritariamente negra. As inscrições seguem até o dia 17 de outubro e podem ser feitas gratuitamente através do link https://docs.google.com/forms/d/1bNRTMtgQIGXRmQfZg6Tua1WxLIqUebVAtLMGXA02ikY/viewform?edit_requested=true.

O Festival visa fortalecer a produção audiovisual negra e a fruição das produções cinematográficas realizadas pelos produtores independentes no Brasil e em especial no Rio Grande do Norte. Também garante que 40% dos filmes selecionados serão do Estado.   “Queremos ver nas telas a potência que é o cinema negro, produzido em sua maioria, de forma independente no Brasil. Narrativas autoficcionais, que recontem as histórias já vividas por pessoas negras”, explica a idealizadora do Festival, atriz, produtora cultural e audiovisual, Alessandra Augusta. “O Festival está em busca de filmes que tratem sobre diáspora africana, feminismo negro, filmes LBGTQIAPN+ roteirizados e produzidos por pessoas negras, além de filmes com personagens negros em posição de ascensão”, completa. 

Para Alessandra Augusta, a representatividade negra é algo que o festival tem como ideal. “Se sentir representado em um fazer artístico é fundamental nos tempos atuais”, argumenta.

O Festival será realizado em quatro dias de programação, com exibições de longas e curtas-metragens online e presencial. Serão realizados debates, bate-papos com os realizadores acerca dos processos criativos, além de um Workshop com três horas de duração, com curadores.  

As inscrições devem ser feitas para curtas-metragens com duração de até 25 minutos (contando créditos). Podem concorrer curtas-metragens produzidos e ou representados por pessoas jurídicas; finalizados entre os anos de 2020 a 2024 e que possuam a medida de acessibilidade comunicacional LSE – Legendagem para surdos e ensurdecidos.

O Festival é incentivado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto – Lei Paulo Gustavo.

Mais informações, siga o Festival no @festcinenegro

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.