Natural do estado da Bahia, Dom João assumiu o governo pastoral da Arquidiocese de Natal, em 7 de outubro de 2023
A Arquidiocese de Natal celebrará o primeiro aniversário da posse do arcebispo Dom João Santos Cardoso, na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, com a missa em ação de graças, às 16h30, na Catedral Metropolitana. A celebração, que também marcará o primeiro Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese e pela Rádio Rural de Natal – 91.9 FM.
Após a missa, os fiéis serão convidados a permanecerem na Catedral para acompanhar, por meio de um telão, a transmissão ao vivo das festividades que acontecerão no Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, por ocasião do Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria.
Primeiro ano de governo pastoral
Natural do município de Dário Meira, na Bahia, Dom João Santos Cardoso foi nomeado, pelo Papa Francisco, para a Arquidiocese de Natal, em 5 de julho de 2023. Até então, ele era bispo da Diocese do Bom Jesus da Lapa, também no estado do Bahia. A posse canônica como arcebispo de Natal ocorreu na manhã do dia 7 de outubro de 2023, na Catedral Metropolitana, contando com a participação de mais de 30 bispos, dezenas de padres e diáconos e de centenas de fiéis.
Neste primeiro ano à frente da Arquidiocese de Natal, Dom João Cardoso já realizou várias ações. Em fevereiro deste ano, três meses após assumir a Arquidiocese, o arcebispo publicou a carta pastoral “Naquele que me fortalece”, com orientações iniciais para o governo pastoral. Em relação aos padres, Dom João aprovou o “Plano de Manutenção dos Presbíteros”, garantindo equidade e sustentabilidade na sustentação dos sacerdotes. Também reabriu a “Casa do Clero” e colocou em prática o “Projeto de Revitalização do Ministério Presbiteral”, com o objetivo de fortalecer a vida e o ministério dos presbíteros.
No campo da proteção e segurança, instituiu as “Normas de Conduta para o Trato com Menores e Adultos Vulneráveis” e criou a “Ouvidoria” da Arquidiocese. Também estabeleceu o “Protocolo Administrativo do Governo Arquidiocesano e das Paróquias”, que visa promover transparência e eficiência na gestão.
Outro marco importante foi a nomeação e instalação da “Comissão de Estudos para a criação de duas novas dioceses”, uma com sede em Assu e outra com sede em Santa Cruz. Além disso, instalou a “Comissão para preparar o Sínodo Diocesano”, que tem como finalidade a atualização do “Diretório dos Sacramentos, Litúrgico, Pastoral e Administrativo” da Arquidiocese, alinhando-nos às necessidades pastorais e evangelizadoras atuais.
SERVIÇO
Missa em ação de graças pelo primeiro ano do governo pastoral de Dom João Cardoso
DATA: 7 de outubro, às 16h30
LOCAL: Catedral Metropolitana de Natal