Entre em contato

Popular Posts

Tópicos

Edit Template

Projeto CastrAção promovido pela UERN chega a marca de 100 animais castrados

O Projeto CastrAção, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern),  em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), chegou a marca de 100 castrações realizadas. O projeto visa o controle da população animal da Universidade.

Foram 10 cadelas, dois cães, 55 gatas e 33 gatos. Do total, 62 animais castrados são de dentro da Universidade, incluindo a Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), a Faculdade de Enfermagem (Faen) e o Epílogo. Os outros animais foram de protetores independentes. Vale destacar que todas as cadelas do Campus Mossoró foram castradas, como também todas as gatas que ficam pelo Centro de Convivência (CC). 

“É algo muito gratificante porque é um trabalho que não é fácil, temos muitos desafios e enfrentamentos. Foi uma proposta nova, então toda a dinâmica é nova para nós, que estamos conduzindo. Foram 100 animais que tiveram a sua qualidade de vida melhorada, as fêmeas não vão estar mais em ciclos de reprodução, com cada vez mais animais em situação de vulnerabilidade”, relatou a professora Gabriela Semiramis, do Departamento de Gestão Ambiental e atual coordenadora do Projeto CastrAção.

Além da castração, o projeto também atua em campanhas de adoção que chegou a marca de 27 animais adotados, como a sensibilização sobre o direito dos animais e a convivência com eles na Universidade. 

O projeto também conta com ajuda de estudantes voluntários que auxiliam todo o processo com os animais. Para a estudante Analice França, do curso de Geografia, é uma sensação incrível chegar a marca de 100 animais castrados graças ao projeto. Analice está como voluntária desde o início da ação. 

“Por exemplo, olho para o CC e vejo que atualmente faltam só dois gatos para serem castrados. Lá em Música é outro exemplo, faltam somente três gatinhos para completar por lá. Sinto que no futuro as gatas principalmente não vão sofrer tanto com diversas crias seguidas”, frisou a estudante. 

O CastrAção iniciou há pouco mais de um ano, seu primeiro procedimento de castração foi realizado no dia 11 de junho de 2024. Além disso, o programa também atende protetores independentes de Mossoró, que cuidam de animais em situação de vulnerabilidade. 

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.