Entre em contato

Popular Posts

Tópicos

Edit Template

A alimentação da criança com transtorno do espectro autista e câncer

Por Patrícia Lino – Nutricionista Casa Durval Paiva – CRN 35921

O tratamento contra o câncer é a coisa mais importante de se fazer nos pacientes que descobrem a doença. Além do tratamento com medicação, é importante ter um acompanhamento psicológico. Por um lado, se o tratamento coloca esperanças na vida do paciente sobre como ele pode vir a melhorar, a doença, por outro lado, mexe muito com a saúde da pessoa. Não só os aspectos físicos, mas também emocionais. O câncer é uma doença que deixa qualquer um abalado e o seu tratamento é bastante exaustivo.

Com relação à alimentação, a literatura tem mostrado que há três aspectos marcantes registrados: recusa, seletividade e indisciplina. Estas características limitam a variedade de alimentos que pode levar as crianças a certas carências nutricionais, além de uma inadequada e desregular alimentação.

Há alguns estudos sobre alimentação do autista desenvolvidos, porém, ainda não há consenso entre os pesquisadores, por isso, sugere-se a necessidade de maiores e novas investigações sobre os fatores que influenciam a eficácia de qualquer intervenção alimentar com essas crianças. As atuais abordagens dietéticas recomendam evitar ou eliminar os agentes possivelmente causadores de TEA, tais como aditivos alimentares (conservantes, corantes, adoçantes artificiais), pesticidas, organismos geneticamente modificados, e alto consumo de açúcar e alimentos refinados.

Estes devem ser substituídos, na medida do possível, por uma dieta orgânica, sem aditivos químicos e com alto consumo de alimentos frescos e in natura (vegetais, frutas, nozes, sementes, proteínas animais, etc.). Para seguir esse padrão alimentar, recomenda-se a adoção dos 10 passos para uma alimentação adequada e saudável, apresentados pelo Guia Alimentar da População Brasileira.

Ao adotar tais intervenções dietéticas, é importante se atentar para o risco de excluir determinados itens alimentares, visto que pacientes com autismo já exibem padrões alimentares seletivos e exigentes. Assim, todo o contexto do paciente autista deve ser levado em consideração.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.