A campanha Agosto Lilás, realizada pela Subsecretaria de Mulheres da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SPM/SEMJIDH), em parceria com diversos órgãos do estado, alcançou mais de 1000 pessoas. Com uma programação intensa e diversificada, a campanha percorreu várias cidades do estado, levando informações e conscientização sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.
Entre os dias 5 e 13 de agosto, as ações da campanha passaram por cidades como Pau dos Ferros, Assu, Mossoró, Currais Novos e Natal, promovendo rodas de conversa e distribuindo materiais informativos. O Ônibus Lilás, símbolo de mobilização e acolhimento da campanha, esteve presente em diversas localidades, incluindo a Associação de Mulheres e Minorias Sociais no bairro Potengi e na cidade de Janduís, oferecendo serviços e orientações às mulheres das comunidades.
A campanha também contou com a participação ativa de instituições e grupos locais, como a Fundação Fé e Alegria, onde foram realizadas palestras, e o Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (GAMI), na Redinha. Ações de conscientização foram realizadas na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e em empresas, como no Complexo de Eólicas em São Tomé, além de palestras em municípios como Jucurutu e Guamaré.
Um dos destaques da campanha foi a palestra com a promotora Érica Canuto, “Elas Vivas, Feminicídio Zero”, que marcaram os 18 anos da Lei Maria da Penha, e o workshop “19 Anos da Lei Maria da Penha: Os Desafios na Transversalidade e Aplicabilidade”, que reforçou a importância da legislação na proteção das mulheres.
Josiane Bezerra, subsecretária de Mulheres da SPM/SEMJIDH, destacou a relevância das ações: “O Agosto Lilás é uma campanha fundamental para sensibilizar e mobilizar a sociedade contra a violência de gênero. As atividades realizadas em diversas regiões do estado refletem o compromisso do governo com a proteção e a promoção dos direitos das mulheres, além de fortalecer a rede de apoio e conscientização.”