Dentro da programação do Agosto Lilás, foi realizada uma exposição de alerta aos tipos de violência contra a mulher, no Centro de Convivência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Mossoró. A iniciativa é organizada pela Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad) e Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM/FASSO).
A exposição traz informativos sobre os diferentes tipos de violência, fotos de ações desenvolvidas pela Uern e fotos de calçados com histórias de mulheres vítimas de violência. “A violência não é apenas física. Tem a violência psicológica, moral, patrimonial… Então, o objetivo da mostra é identificar os tipos de violência e mostrar onde a mulher pode buscar ajuda”, informa a titular da Diaad, Eliane Anselmo. A exposição ficará disponível durante todo a manhã.
Já no período da tarde, às 14h, será realizada uma Oficina de Autodefesa para Mulheres, na sede da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), com o instrutor Wevertton Cruz (SAS TEAM Brazilian Jiu-jitsu).
A professora Lidiane Cunha, do setor de mulheres da Diaad, declara que a ideia de trabalhar a autodefesa para as mulheres visa proporcionar a autoconfiança nas mulheres. “Para além da questão do debate, a oficina objetiva trabalhar nas mulheres a confiança, com técnicas de defesa pessoal para que em momentos críticos ela possa se desvencilhar de um momento de crise pra poder acessar a rede de apoio em seguida”, revela.
A programação é desenvolvida por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM/FASSO), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e Ouvidoria, em parceria com o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, convidam a comunidade acadêmica para participar da agenda conjunta em alusão à campanha Agosto Lilás.