Entre em contato

Popular Posts

Tópicos

Edit Template

Fapern e UFRN discutem cooperação para o desenvolvimento do Geoparque Seridó

Em reunião realizada na manhã de hoje, na sede da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), foram discutidas as bases para um acordo de cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia & Inovação (PPgCTI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Fapern, visando o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para o território do Geoparque Seridó.

A reunião contou com a participação do Diretor-Presidente da Fapern, Gilton Sampaio, e da equipe técnica da Fundação. Pelo PPgCTI, participaram a coordenadora do programa, professora Luciana de Figueirêdo Lopes Lucena, e o professor Diego Rodrigo Cabral Silva.

O Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) é um programa interdisciplinar da UFRN que busca difundir a cultura da inovação, com foco no desenvolvimento de soluções para desafios mercadológicos, organizacionais e sociais. Durante a reunião, foram feitas deliberações para a formalização de um protocolo de intenções entre a Fapern e o PPgCTI, que prevê a criação de um edital de fomento ao desenvolvimento de pesquisas voltadas para o Geoparque Seridó.

O Geoparque Seridó, reconhecido como Geoparque Mundial pela UNESCO desde 2022, abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados distribuídos por seis municípios do Seridó potiguar, com uma população de aproximadamente 112 mil habitantes. A região é rica em recursos naturais e culturais, com grande potencial para o desenvolvimento sustentável. No entanto, enfrenta desafios econômicos e sociais que exigem soluções inovadoras e integradas, alinhadas à preservação ambiental e ao respeito às tradições locais.

A proposta de cooperação entre a UFRN e a Fapern busca viabilizar o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para a valorização das riquezas naturais e culturais do Geoparque Seridó, promovendo um desenvolvimento que equilibre crescimento econômico, conservação ambiental e bem-estar social.

O Diretor-Presidente da Fapern, Gilton Sampaio, destacou a importância da iniciativa para a consolidação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região, com base nas diretrizes e propostas levantadas durante a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Seridó.

“A Fapern atuará para fomentar ações que fortaleçam o Geoparque do Seridó, promovendo estudos sobre o território e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social, ambiental e econômico dos municípios que abrigam o Geoparque. Essa parceria visa potencializar o impacto positivo na região, valorizando o patrimônio natural e cultural, e impulsionando a sustentabilidade local”, afirma o Diretor-Presidente.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.