De 27 a 29 de agosto de 2024 vai acontecer o I Simpósio das Heterotopias, evento co-organizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio dos grupos de pesquisa Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq) e Observatório das Heterotopias (UFRN/CNPq).
O evento, que conta com o apoio do Instituto Humanitas de Estudos Integrados da UFRN, é realizado por pesquisadores e estudantes dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFRN) e em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). A ação, que tem como tema “Imaginar outros espaços”, será sediada no Centro de Educação da UFRN, de forma híbrida.
O Simpósio das Heterotopias tem por objetivo reunir os pesquisadores interessados em discutir o corpo por meio das heterotopias, uma noção cunhada pelo filósofo francês Michel Foucault para se referir a uma espécie de contra-espaço, de lugares que se opõem aos outros lugares. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela página de Ações de Extensão da UFRN.
A programação do evento trará à tona assuntos como emergência climática, audiovisualidades, gênero, diversidade sexual e étnico-racial, reconhecimento de direitos, história do corpo e discussões teóricas em torno das obras de Michel Foucault e de Karl Marx. Para a discussão desses tópicos, farão parte das mesas pesquisadores de diversas instituições brasileiras e de Portugal.