Com o tema “Ser preta não é só ter pele!”, a V Semana de Apoio à Amamentação Negra (#SAAN2024) pretende discutir como a determinação social do processo saúde-doença impacta na amamentação. Pensando nisso, a doula Jaiana Rodrigues, membra da startup Mães Negras do Brasil promove, do dia 25 ao dia 31 de agosto, uma série de lives promovendo a conscientização sobre os desafios específicos enfrentados por mães negras. Entre os principais tópicos, destacam-se os desafios sociais da amamentação negra, o suporte de doulas nos cuidados iniciais, a amamentação em contextos de favela, a importância do leite humano para a saúde infantil, e muito mais.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que cerca de seis milhões de vidas de crianças são salvas anualmente devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. Esse cenário evidencia a urgência de apoio contínuo ao tema. “Nossa sociedade precisa estar bem informada para garantir que todas as mães tenham o suporte necessário e a oportunidade de amamentar. É fundamental que, principalmente as mães em situação de vulnerabilidade, recebam o apoio adequado para a prática da amamentação”, ressalta Jaiana.
Jaiana, que além de membra é embaixadora da Mães Negras do Brasil, será a anfitriã das lives e contará com a participação de convidadas como a doula Paula Inara, a educadora perinatal Louise Munier, a nutricionista Luciana Labidel, entre outras. As especialistas compartilharão suas experiências e conhecimentos, buscando oferecer suporte, acolhimento e informações valiosas para mães negras, além de estimular uma reflexão ampla sobre a importância da amamentação e os desafios enfrentados.
Além das discussões e trocas de experiências, o evento também proporcionará momentos de interação com o público, com a live de encerramento no dia 31 de agosto, onde serão apresentados relatos, perguntas e respostas e mamaço virtual através da plataforma Zoom.
Programação Completa:
25/08 – 20h: Live com Jaiana Rodrigues
Tema: Amamentação Negra e os Desafios Sociais
26/08 – 19h30: Live com Jaiana Rodrigues e Paula Inara
Tema: A Doula e o Suporte nos Cuidados Iniciais com a Amamentação
27/08 – 19h30: Live com Jaiana Rodrigues e Louise Munier
Tema: Amamentação em Contexto de Favela e seus Desafios
28/08 – 19h30: Live com Jaiana Rodrigues e Luciana Labidel
Tema: Leite Humano e Saúde da Criança na Infância e para a Vida
29/08 – 19h30: Live com Jaiana Rodrigues e Danielle Fava
Tema: Os Cuidados na Alimentação durante a Amamentação
30/08 – 19h30: Live com Jaiana Rodrigues e Fernanda Siqueira
Tema: Amamentação: Conexão Afetiva e Nutrição versus a Realidade da Maternidade Preta
31/08 – 19h30: Live com Jaiana Rodrigues
Tema: Relatos, Perguntas, Respostas e Mamaço (inscrições no link: https://www.maesnegrasdobrasil.com/event-details/semana-da-amamentacao-negra)
A participação nas lives é gratuita, e todas serão transmitidas ao vivo no Instagram da Mães Negras do Brasil (link: https://www.maesnegrasdobrasil.com/event-details/semana-da-amamentacao-negra)
Sobre Mães Negras do Brasil
A Mães Negras do Brasil é uma startup de impacto social fundada em 2023 com o objetivo de desenvolver e impulsionar transformações estruturais na sociedade em prol da equidade de gênero e de raça, principalmente no mercado de trabalho. A plataforma, que foi fundada pela engenheira Thais Lopes, apoia milhares de mulheres negras com rede de apoio, empoderamento, geração de renda e conquista de destaque no mercado de trabalho. As participantes da comunidade têm acesso a uma variedade de serviços e benefícios como grupos de conversas, rodas de escuta, mentorias, letramento racial, trilha de carreira, marketplace, agenciamento para palestras, cursos e workshops em diferentes áreas. Em treze meses de operação, o ecossistema já conta com mais de mil membras de 25 estados do território brasileiro.