O Projeto Carrossel da Leitura, reconhecido como o maior programa de incentivo à leitura do Rio Grande do Norte, está prestes a dar início a mais uma jornada literária. A edição de 2024, realizada por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação José Augusto do governo do RN, passará por sete municípios do estado, oferecendo um total de 700 livros para crianças em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Desde sua criação em 2019, o Carrossel da Leitura tem se destacado por promover a leitura de forma inclusiva, transformadora e democrática. Este ano, o projeto percorrerá as cidades de Taipu, Pureza, Upanema, São Bento do Norte, Comunidade Quilombola de Bom Jesus, Escola Indígena da Comunidade Catu e Riachuelo. O objetivo é alcançar centenas de crianças, proporcionando-lhes uma experiência única e enriquecedora através da literatura.
O evento será realizado em sete encontros no formato de Evento Literário Interativo, especialmente voltado para a infância. Em cada edição, três autores de literatura infantil com obras publicadas, juntamente com um contador de histórias, se revezarão para criar momentos inesquecíveis para as crianças. A programação inclui contação de histórias, seguida pela apresentação dos autores que interagirão com os alunos. As obras serão doadas às bibliotecas das escolas e distribuídas entre os estudantes participantes. Um dos destaques é o Carrossel da Leitura Itinerante, um mostruário exclusivo que exibirá os livros nas escolas públicas, criando um ambiente de encantamento e aprendizado.
A idealizadora do projeto, Drika Duarte, enfatiza a importância da interação entre escritores e leitores: “É uma troca emocionante. Ver o brilho nos olhos dos alunos ao participar das atividades nos enche de esperança nas novas gerações de leitores.” Ao todo, 700 livros serão distribuídos nas escolas das sete cidades, e as crianças terão a oportunidade de conhecer e conversar com os autores das obras.
Além dos livros e encontros presenciais, a equipe pedagógica das escolas participantes terá acesso a 10 audiobooks das obras dos autores potiguares, que estarão disponíveis no canal do YouTube do projeto. Ao escolher municípios com baixos índices de desenvolvimento, o Carrossel da Leitura busca democratizar o acesso à cultura, promovendo a leitura como um caminho para o desenvolvimento pessoal e comunitário.
O evento de abertura será em Taipu, e ocorrerá nesta quinta-feira (22), às 9h da manhã, no ginásio Mamede Junior. No mesmo dia em Pureza, será a vez da Escola Municipal Henrique de Oliveira Fagundes, em Nova Descoberta, receber o projeto a partir das 14h.