O contrato entre a CPFL Energia e a Mizu Cimentos, com apoio do Governo do Estado, para implantação de uma planta de hidrogênio verde no Rio Grande do Norte vai ser assinado nesta quinta-feira (22.08), em solenidade a partir das 9h30, na Governadoria. Trata-se do primeiro empreendimento no país voltado à instalação de uma unidade para desenvolvimento da produção de hidrogênio verde voltada à indústria de cimento.
A governadora Fátima Bezerra, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, o adjunto, Hugo Fonseca, e diretores das duas empresas estarão neste ato de oficialização de contrato, que, além de contribuir para os estudos de aprimoramento tecnológico e amadurecimento do mercado de transição energética, permitirá a avaliação da aplicação do hidrogênio verde no processo de produção do cimento.
A parceria é desdobramento de um memorando de entendimento entre a CPFL e o Governo do Estado, firmado em novembro de 2023, para explorar as possibilidades do hidrogênio verde e os potenciais de aplicações no setor elétrico. A parceria tem entre os objetivos desenvolver soluções inovadoras para a transição energética.
O novo projeto que será implantado no Estado prevê uma planta-piloto de produção de hidrogênio verde utilizando energia renovável para alimentar um eletrolisador. O hidrogênio produzido será aplicado nos fornos rotativos da Mizu Cimentos, localizados na cidade de Baraúna, contribuindo na produção de clínquer, componente essencial na fabricação do cimento.