A trajetória de nove egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) acaba de ser publicada no livro “Talentos Extraordinários: A História de Jovens Humildes que Chegaram a Multinacionais”. A publicação reforça o compromisso do Campus Pau dos Ferros, na região Oeste do RN, com a excelência do ensino através da educação tecnológica.
O professor do IFRN Pau dos Ferros e coordenador do Núcleo de Análise de Dados e Inteligência Computacional (Nadic), Aluísio Igor Rêgo Fontes, explica que a iniciativa surgiu a partir do desejo de evidenciar a conquista de ex-alunos da instituição. “Queria que os novos alunos acreditassem no potencial transformador da educação, além de que as histórias contadas fossem uma fonte de inspiração”, destacou o professor.
O apoio institucional do Campus Avançado Natal – Zona Leste, através da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD), foi fundamental para a realização deste projeto, proporcionando desde orientações para revisão até a diagramação e distribuição do material, que está disponível gratuitamente no repositório institucional do IFRN, o Memoria, podendo ser acessado clicando aqui. A obra está disponível também no Google Livros, além de exemplares impressos distribuídos aos entrevistados e estudantes.
A importância do trabalho em rede no IFRN
O IFRN conta com uma reitoria e 22 campi distribuídos por todo o Rio Grande do Norte. Os campi Avançado Natal – Zona Leste e Pau dos Ferros estão em regiões distintas, a cerca de 420 km um do outro. Apesar disso, a distância não foi um empecilho para o desenvolvimento e conclusão do projeto, pois as instituições operam em rede. O diretor da DEAD/ZL, professor Wagner de Oliveira, ressalta a importância de ações como essa: “O trabalho em rede no IFRN desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na produção de materiais didáticos inovadores e acessíveis, como demonstrado pela colaboração entre o campus Pau dos Ferros e a Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais na criação do livro”.
Ele reforça ainda o comprometimento da DEAD em apoiar iniciativas que promovam a elaboração de conteúdos didáticos que inspirem e capacitem os alunos. “Recentemente, a diretoria colaborou com professores do campus Natal – Central na produção do livro ‘Fundamentos de Energia Eólica’. Atualmente, a DEAD está envolvida na criação de obras de docentes dos campi Centro Histórico e Zona Leste, além de estar trabalhando na elaboração de um edital para iniciar a produção de novos materiais didáticos para o ProITEC e para cursos autoinstrucionais, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN”, complementa Wagner.
Para o diretor da DEAD, o livro “Talentos Extraordinários” é um exemplo da importância da produção de materiais didáticos de qualidade para a educação. “Este livro, além de contar histórias inspiradoras de jovens que superaram adversidades para alcançar sucesso em empresas multinacionais, está alinhado com a missão da DEAD de usar tecnologia e educação a distância para expandir oportunidades e transformar vidas. A produção do livro foi planejada para maximizar seu impacto, abrangendo desde a concepção do projeto até a distribuição, visando alcançar o maior número possível de leitores”, finaliza o professor.