As obras de renovação do Instituto Juvino Barreto estão na fase final e, em poucos dias, os idosos da instituição terão parte de suas instalações totalmente transformadas. Graças à ONG Elos Arquitetura Social, a ala feminina do abrigo foi reformada, trazendo um ambiente renovado e acolhedor para as residentes.
A Mostra Elos, um evento de Arquitetura sociocultural, envolve a participação de diversos profissionais, incluindo arquitetas, designers de interiores, engenheiros, artistas e paisagistas, será apresentada à sociedade entre os dias 15 e 21 de julho. O evento contará com 30 ambientes reformados e a colaboração de mais de 100 profissionais.
A abertura da mostra será abrilhantada com um show do Padre Nunes, e o encerramento ao público será marcado pela tradicional feijoada do Juvino Barreto. Durante todos os dias do evento, das 15h às 20h, haverá uma programação cultural diversificada, incluindo palestras, música e a exposição dos ambientes reformados. A entrada será uma contribuição social de R$10 ou a doação de um pacote de fraldas geriátricas.
A Elos Arquitetura Social, hoje liderada pelas arquitetas Mara Lorena, Juliana Maia e Mara Thaísa, é reconhecida por seus projetos transformadores em instituições sociais, promovendo a humanização e o bem-estar. Entre os projetos anteriores da ONG estão melhorias na ala masculina do Instituto Juvino Barreto, no Hospital Infantil Varela Santiago, no Lar Celeste Auta de Souza e no Centro Comunitário Acauã.
Este ano, a Mostra traz o tema “Novo Tempo”, reforçando o compromisso da ONG em melhorar a infraestrutura de instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade.