João Filipe, de 6 anos, é uma criança com autismo e tem hiperfoco em orquestras sinfônicas e conheçou o maestro no evento em comemoração aos 75 anos da Federação
Cerca de 20 mil pessoas no Rio Grande do Norte têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o caso do natalense João Filipe Dantas, de 6 anos, que possui hiperfoco em orquestras e se apresentará ao lado do maestro João Carlos Martins na próxima quarta-feira (03), no Teatro do Sesi, em São Paulo. A viagem é uma iniciativa do Sistema Fecomércio RN, que apresentou o menino ao pianista em abril, quando trouxe o maestro para participar de evento em comemoração aos 75 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo potiguar.
Para o presidente da entidade, Marcelo Queiroz, promover um novo encontro do garoto com o maestro é motivo de orgulho e reforça o papel fundamental da cultura. “A música tem o poder de unir as pessoas. É por isso que o Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, não mediu esforços para tirar esse encontro emocionante do papel. Unidos pela cultura, João Filipe e João Carlos Martins tornaram nosso aniversário de 75 anos ainda mais especial, então tenho certeza que essa apresentação também será inesquecível”, ressaltou Marcelo.
Com custos financiados pelo Sesc RN, João Filipe Dantas e seus pais embarcam para a capital paulista nesta sexta-feira (28). O menino natalense já começa a ensaiar com o maestro João Carlos Martins no sábado, dia 29 de junho. A dupla se apresentará na próxima quarta-feira (03), em Concerto da Temporada da Bachiana Filarmônica, no Teatro do Sesi-SP da Avenida Paulista. O evento, que acontece uma vez por mês, democratiza o acesso a clássicos da música erudita e popular.
“A gente não podia imaginar o que está acontecendo com nosso filho nem em nossos melhores sonhos. Somos muito gratos ao presidente Marcelo Queiroz e à toda a equipe da Fecomércio, que têm nos apoiado para realizar esse sonho grandioso, que é estar ali com um dos maiores pianistas do mundo. Tudo que está acontecendo é espetacular, então estamos muito animados para conhecer a estrutura do maestro e ver o nosso filho viver essa experiência, que com certeza vai ficar marcada para o resto da vida”, agradeceu Filipe Dantas, pai do menino João.