A programação do polo Antônio Francisco, montado ao lado do Memorial da Resistência de Mossoró (MRM), foi encerrada na noite desta sexta-feira (28) com o recital de poesia “Por motivos diversos”. A exposição retrata a história do poeta mossoroense que dá nome a um dos polos. A exposição está instalada no Salão Joseph Boulier, onde também ocorreu o recital com Antônio Francisco, Tony Silva e Camila Morais.
A atriz Tony Silva celebrou o espaço montado no Memorial da Resistência e destacou ainda a importância da valorização do poeta Antônio Francisco nas festividades do são joão mais cultural do mundo.
“Mossoró todo dia me surpreende. Eu fico encantada com essa cidade porque em meio a todo o São João existe também o polo Antônio Francisco e uma exposição de Antônio Francisco e eu fazer parte desta arte para mim é muito importante. Temos que celebrar nossos heróis e Antônio é um desses. O Mossoró Cidade Junina está de parabéns”.
Tony ressaltou ainda a alegria de sempre encontrar o poeta Antônio Francisco. “Todas as vezes que eu encontro com Antônio Francisco, seja em versos ou pessoalmente, me emociono. É algo incrível”, acrescentou.
Camila Morais também recitou versos para a plateia presente e se emocionou a destacar sua participação no evento como também sobre o poeta mossoroense. “É uma emoção de ter esse polo em homenagem a ele em vida e principalmente da valorização da nossa cultura. Francisco dar voz a tantas e tantas pessoas silenciadas através de seus versos, cordéis e de suas obras e estar aqui nesse momento junto com ele não sei nem explicar a emoção”.
Fátima Mota Caldas, moradora do Centro da cidade, esteve presente ao recital de poesia no Salão Joseph Boulier e se mostrou privilegiada em presenciar esse momento da valorização da cultura e do poeta mossoroense. “Eu me sinto privilegiada em estar aqui na companhia de minha família e estou tendo esse presente de estar nesse espaço magnífico de riqueza imensa para nossa cultura. É um encontro para lá de especial com o nosso poeta Antônio Francisco”.
Quem também prestigiou o momento foi Lorena Morais. Ela mora no bairro Santa Delmira e frisou a importância da valorização ao poeta Antônio Francisco. “Antônio Francisco é um poeta da nossa terra e tem muita representatividade para nós e nada muito mais merecido essa exposição para ele que tanto nos representa e tanto leva nossa cultura para o mundo e não poderíamos estar melhor representados”.
O poeta Antônio Francisco ressaltou sua emoção em ser homenageado com um polo dentro do Mossoró Cidade Junina e da exposição retratando sua vida. “Eu fico emocionado olhando assim: ‘polo Antônio Francisco” e eu digo: ‘não mereço tudo isso não’. Venha aqui para cima (exposição) e fico vendo minha história sendo contada fico muito feliz. Minha história todinha está aqui em cima. Fico feliz demais”, disse emocionado.