O 22º Festival de Repentistas do Nordeste começou na noite desta sexta-feira (21). O evento é realizado no polo Poeta Antônio Francisco, montado no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM) e faz parte do Mossoró Cidade Junina (MCJ). O festival está recebendo repentistas de vários estados do Nordeste e homenageia Elizeu Ventania.
A primeira noite contou com a participação de 4 duplas. Já neste sábado (22), segunda noite do festival, cinco duplas vão se apresentar no palco do polo Antônio Francisco. Os repentistas são dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba.
Aldacir de França, organizador do festival de repentistas, destaca a importância do evento dentro das festividades do são joão mais cultural do país. “Estamos na 22ª edição deste festival e está fazendo uma homenagem a Elizeu Ventania. Teremos nove duplas de repentistas se apresentando nos dois dias de evento, sendo quatro hoje (sexta-feira) e cinco amanhã (sábado)”, explicou.
A 22ª edição do Festival de Repentistas do Nordeste conta com grandes nomes da cantoria, um verdadeiro encontro de gerações, trazendo em cada verso de improviso o brilho da criatividade do nordestino, resgatando as raízes da cultura popular, encantando o público presente.
O repentista Cleber Morais está representando o Rio Grande do Norte. Ele é de Mossoró e comemorou a realização do festival no polo Antônio Francisco. “É muito importante para os artistas e para o povo a gente divulgar a cultura com esse espaço aqui no polo Antônio Francisco. Esse festival é importante para os cantadores se apresentarem num evento grande como é o Mossoró Cidade Junina”.
Aldenir Bessa é natural de Limoeiro do Norte, no Ceará, e também se apresentou neste primeiro dia de festival. “A importância é muito grande em participar do Mossoró Cidade Junina. Viemos de Limoeiro para participar desse belíssimo festival a convite do nosso amigo e poeta Aldacir de França. Essa é a primeira vez que estamos participando e queremos parabenizar a Prefeitura de Mossoró pela organização. É um prazer em participar do Mossoró Cidade Junina”, frisou.