Entre em contato

Popular Posts

Tópicos

Edit Template

54% dos alunos brasileiros têm baixo nível de criatividade, revela pesquisa

De acordo com o estudo do Pisa, o Brasil está na 44ª posição entre os 56 países analisados. Educadora defende ensino das artes como caminho para a criatividade. 

Uma pesquisa divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que 54,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos têm baixo nível de criatividade. Foi a primeira vez que o exame mediu a criatividade dos estudantes e o resultado deixa o Brasil na 44ª posição entre os 56 países analisados, atrás de outras nações latino-americanas, como Uruguai, Colômbia e Peru.

A pesquisa faz parte do Programa Estadual de Avaliação de Estudantes (Pisa, sigla em inglês para Programme for International Student Assessment) e visa identificar os lugares com melhores resultados a fim de associar pensamento criativo aos currículos escolares. De maneira geral, revelou que os alunos no Brasil apresentaram ideias óbvias e tiveram dificuldades de propor mais de uma solução para problemas simples.

Por outro lado, estudantes que participam de atividades de artes, teatro e escrita criativa tiveram melhor desempenho. “A escola tem um papel fundamental nesse processo. Aqui na Casa Escola, por exemplo, defendemos que a ludicidade é um ingrediente indispensável para promover aprendizagens, dar vazão à criatividade e, por isso, promovemos didáticas e metodologias que vão além de ensinar conteúdos”, ressalta a diretora Priscila Griner. 

Uma das questões aplicadas pelo Pisa pedia ao aluno para criar três títulos diferentes para a imagem de um livro enorme em um jardim. O exame previa que alunos de nível 1 ou 2 apresentassem títulos mais simples e literais, como “O livro gigante”. Já as respostas criativas trariam, de acordo os examinadores, adjetivos menos óbvios – como “A árvore solitária” ou “A trilha escrita”.

Para Priscila Griner, “ver além do literal faz parte de um exercício artístico que precisa ser estimulado desde cedo. Por isso, a arte é tão importante. Através dela, o aluno desenvolve uma capacidade maior de fazer relações, de se tornar mais sensível, de aprender a contemplar, de extrair significados mais amplos e de obter uma visão mais crítica sobre o mundo a fim de transformá-lo em um mundo melhor”, pontua a educadora.

O estudo do Pisa revelou, ainda, que alunos com maior status socioeconômico tendem a ter melhor desempenho em pensamento criativo em comparação a jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Em média, a diferença foi de 9,5 pontos. Além disso, as meninas demonstraram maior criatividade em relação aos meninos – 31% delas e 23% deles conseguiram atingir o nível 5 de proficiência (considerado alto).

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.