Nesta quarta-feira, 12 de junho, o Aeroporto Internacional de Natal – Aluízio Alves celebra 100 dias de operações sob a gestão da Zurich Airport Brasil. Com pouco mais de três de meses de trabalho intenso e focado em mudar processos, realizar melhorias e aperfeiçoar o atendimento aos passageiros, a nova concessionária já investiu R$ 8.4 milhões no aeroporto.
As novidades totalizam cerca de 40 realizações e passam por todas as áreas de atuação do aeroporto. Entre as principais novidades, está a inauguração de uma Sala Vip, a primeira da história do aeroporto de Natal; a internalização da administração do estacionamento, antes operado por uma empresa terceirizada, o que resultou em redução de tarifa; e ações para reduzir a temperatura ambiente do aeroporto, umas das principais reclamações dos usuários. As medidas já resultaram numa redução de 2°C no clima do terminal e são provisórias até o novo sistema de climatização ficar pronto.
“Foram 3 meses de muito trabalho e seguimos imprimindo o nosso estilo e ritmo de operar, focado na experiência de nossos visitantes e passageiros e no desenvolvimento de negócios. Ainda vamos avançar muito, mas já conseguimos oferecer significativas melhorias”, analisa Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Outras conquistas importantes são na área de Sustentabilidade. O índice de resíduos desviados do aterro sanitário saiu de 25% para 49%. Os resíduos para reciclagem são destinados gratuitamente para uma cooperativa de reciclagem, auxiliando mais de 40 famílias, antes esse material era comercializado. O consumo de água também reduziu 8%.
Veja alguns exemplos:
Climatização: instalação de ar-condicionado no terminal de Cargas, instalação de sete refrigeradores portáteis na sala de embarque; fechamento de áreas inutilizadas para otimizar redução de temperatura;
Manutenção e limpeza: Limpeza profunda interna e externa do terminal com investimento de cerca de R$ 600 mil reais.
Inovação: novo sistema do canal de inspeção com embarque por telas, tornando intuitivo e mais ágil o processamento dos passageiros.
Tecnologia: rede wi-fi gratuita e ilimitada para todos.
Mix comercial: Inauguração da primeira sala VIP do aeroporto, operada pela Advantage Lounge.
Estacionamento: redução do preço do estacionamento; instalação de novas cancelas e reforço da segurança, com leitura das placas dos veículos e câmeras.
Operações: agilidade na acoplagem da aeronave nas pontes de embarque, redução de 2min47seg para 38 segundos no tempo de acoplagem.
Segurança: instalação de 22 câmeras de segurança e criação de um grupo de trabalho permanente com as forças de segurança pública.
Acessibilidade: Instalação de 630 metros de piso tátil em toda área pública, do embarque e desembarque
Organização: instalação de divisores de fluxo fixo no check-in, eliminação de comunicação visual desnecessária
Sustentabilidade: 49% de resíduos desviados de aterro e 8% na redução no consumo de água.
A Zurich Airport Brasil segue investindo no Natal Airport. A médio prazo, estão previstos a repaginação da sinalização do aeroporto (wayfinding); inauguração da sala VIP internacional; troca de todo o sistema de rádios e telefonia; melhorias no paisagismo interno; criação de uma sala multissensorial para pessoas neurodivergentes; criação de banheiro pet no embarque; instalação do sistema 400 hertz para fornecer energia limpa para aeronaves em solo; sistema de reserva de vagas de estacionamento e estacionamento vip coberto.
Nesta quarta-feira, executivos da Zurich Airport Brasil receberam convidados e a imprensa para a inauguração da sala vip doméstica (fotos anexas) e uma caminhada pelo aeroporto para ver de perto as melhorias. Em nosso site, confira a lista completa de melhorias.