Entre em contato

Popular Posts

Tópicos

Edit Template

Escola de Natal homenageia obra de Jackson do Pandeiro em festa junina

Ideia da Casa Escola é ampliar o olhar sobre as tradições juninas e celebrar um dos ícones da música popular brasileira, que influenciou diretamente o forró e outros ritmos brasileiros.

A Casa Escola vai realizar, neste sábado (15), sua tradicional festa junina. Com o tema “A Ema Gemeu no Tronco do Juremá”, o evento vai homenagear a obra de Jackson do Pandeiro a partir de uma imersão cultural que envolveu alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. O objetivo é resgatar a memória e celebrar um dos ícones da música popular brasileira, que influenciou diretamente a popularização do forró.

Conhecido como “Rei do Ritmo”, Jackson do Pandeiro combinava elementos de diferentes gêneros musicais nordestinos, como o coco, o xaxado, a embolada e o baião, criando um estilo único que marcou gerações. Na Casa Escola, o trabalho de pesquisa sobre o seu legado teve início ainda no Carnaval, como relata a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Ramona Menezes.

“As crianças ouviram suas canções, estudaram sua história e sua influência na música brasileira. A partir daí, desenvolvemos atividades que contaram com a significação de suas obras, das letras e dos ritmos. Foi perceptível como o universo de Jackson do Pandeiro e tudo que ele representa para a cultura popular nordestina e brasileira encantaram as crianças”, comenta Ramona.

No Fundamental 2, o coordenador Jorge Raminelli explica que a escolha temática deste ano buscou resgatar as raízes do Nordeste profundo. “As festas juninas são tradicionais em todo o Brasil, mas especialmente no Nordeste, esta festividade vem acompanhada de crenças, mitos, muito forró e alegria. É uma homenagem aos verdadeiros homens e mulheres do campo, os matutos, como são orgulhosamente chamados”, enfatiza.

Para ele, a preparação e execução do evento refletem a essência das antigas festas juninas. “Assim como nos tradicionais festejos, onde as famílias se uniam para preparar os pratos, a fogueira e tudo mais, a ideia e importância do trabalho coletivo também estão presentes em nossas atividades. Tudo isso realizado graças ao trabalho de todos, alunos e equipe da escola”, completa Jorge.

A ideia é realizar, ainda neste ano, uma visita ao Memorial Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande, e a Cabaceiras, município paraibano onde nasceu o artista. “É fascinante perceber como ele influenciou e foi influenciado por outros grandes artistas da música brasileira. A conexão entre as composições de diferentes autores, incluindo referências ao trabalho de Jackson do Pandeiro, demonstra a riqueza e a interconexão da nossa herança musical”, destaca a diretora Priscila Griner.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.