Criado pela Lei Nº 11.796, que foi sancionada no início deste mês e dispõe sobre a regulamentação da prática esportiva eletrônica no Estado, o Dia Estadual do Esporte Eletrônico terá sua primeira comemoração já no próximo dia 27 quando acontecerá a premiação dos melhores times e atletas de 2023, às 19h, no piso térreo do Midway Mall.
A celebração acontece dentro do Countdown DCXP, que será realizado pela Liga Digicom entre os dias 27 e 30 de junho naquele shopping com atividades k-pop, free play de jogos eletrônicos, brincadeiras e cosplays. O evento é gratuito e aberto ao público e acontecerá ao lado da loja Le Biscuit (quinta e sexta, das 14h às 20h; e sábado e domingo, das 12h às 20h). Segundo a organizadora do evento e presidente da Federação de Esportes Eletrônicos do Rio Grande do Norte, Tábata Diniz, já é um esquenta para o DigicomXP, que acontecerá no fim de julho no Teatro Riachuelo.
“A regulamentação do esporte eletrônico como modalidade esportiva no estado é um marco significativo para o desenvolvimento e reconhecimento dessa prática. Com a aprovação desta lei, os esportes eletrônicos ganham maior legitimidade e suporte, facilitando o acesso a recursos e incentivos públicos, além de promover a inclusão social e a formação de novos talentos. Esta regulamentação não só reconhece a importância cultural e econômica dos eSports, mas também abre portas para competições mais estruturadas, apoio institucional e oportunidades de carreira para os jovens do estado”, reforça Tábata.
A LEI
O Governo publicou no Diário Oficial do Estado do dia 04 de junho Lei Nº 11.796, de inciativa do ex-deputado Kelps Lima, que foi subscrita pelo deputado Ubaldo Fernandes e é decorrente de uma grande luta da Federação dos Esportes Eletrônicos do RN (Fern) junto ao poder legislativo. A data foi escolhida em alusão à fundação da empresa Atari, uma das principais responsáveis pela popularização dos Vídeo games, fundada em 27 de junho, do ano de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Tabney.