A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu uma sessão solene para celebrar a abertura dos festejos juninos em todo o Estado. Proposta pela deputada Eudiane Macedo (PV), considerada a “Madrinha dos quadrilheiros juninos do RN”, a homenagem reuniu representantes dos principais grupos de quadrilha junina do RN, e foi aberta oficialmente pelo sanfoneiro mirim, Enzo Sanfoneiro, que entoou o hino nordestino “Noites Brasileiras”, de Luiz Gonzaga, entre outras canções.
“Trazer os representantes e os quadrilheiros juninos para a Casa do Povo muito me emociona porque sei das dificuldades que todos passam. Temos uma história antiga no mundo junino e, como deputada, não poderia deixar de celebrar, no plenário deste parlamento, um dos maiores tesouros do Rio Grande do Norte, nossas quadrilhas juninas, um patrimônio imaterial que precisa ser preservado”, disse Eudiane emocionada.
Em seu discurso, Eudiane relembrou sua ligação com a cultura junina e falou dos esforços que têm aplicado para contribuir com o engrandecimento da arte junina. “O movimento quadrilheiro sabe que tem uma representante nesta Casa. Desde que entrei na vida pública que tenho buscado ações que gerem melhorias para os grupos juninos da capital Potiguar, como por exemplo, incluindo emendas, que são auxílios financeiros para valorizar todos que lutam pelo segmento. Principalmente por saber que quadrilheiro de verdade não se deixa abater pelas dificuldades. Muito pelo contrário, com criatividade, união e força de vontade transforma tudo em festa”, ressaltou.
Alane Cardoso Paixão, rainha junina, falou em nome dos homenageados. “Minha gratidão à deputada Eudiane Macedo por abrir as portas para a cultura junina. Nos deu um olhar diferenciado pelo poder político e pela sociedade. Uma marca registrada da senhora que é a madrinha junina do movimento quadrilheiro. Parabéns pelo empenho e pela luta. A cultura nordestina agradece”, discursou.
Eudiane Macedo é a deputada estadual pioneira em destinar emendas parlamentares para os grupos de quadrilhas juninas do Estado. “Considero uma ação importante porque uma quadrilha junina consegue movimentar a economia, gerar emprego e renda e, além disso, mantém as tradições nordestinas. Daí a importância de colaborar, contribuir e adotar políticas públicas que tornem ainda mais bonita a festa realizada por esses profissionais que dedicam a vida o ano todo”, finalizou.
Durante a sessão solene, vinte e dois quadrilheiros foram homenageados:
Alane Cardoso Paixão
Mirian de Souza (Arraiá 4centão – Tv Ponta Negra)
Barbara Izabeli Fernandes de Lima
Barbara Simone de França Costa
Caline Silva de Oliveira
Carlos Alberto Julião de Oliveira
Dimas Carlos de Lima
Edney dos Santos Teixeira
Eduardo França
Ester Havenna da Silva
João Lucas Cardoso Luna
Juliana Priscila Jesus do Nascimento
Leonardo Cavalcanti dos Santos
Lindacy Prado
Lissandro Linderberg Emídio da Silva
Lorena Gabriela de Almeida
Marconde Soares da Silva
Maria das Graças Silva Leal
Necésio Macena da Costa
Nikki Costa de Oliveira Pinheiro
Severino Fernando Marinho Júnior
Walter Paulino de Mendonça