Segurança do evento será reforçada pelo serviço extraordinário por meio de 10 mil diárias operacionais, totalizando mais de R$ 2,5 milhões
A abertura do Mossoró Cidade Junina neste sábado (1º) com o “Pingo Da Mei Dia”, considerado o maior bloco Junino do país, contou com a presença da governadora Fátima Bezerra que, assim como em outros anos, fez questão de estar presente no São João mais cultural do Brasil.
A chefe do executivo estadual percorreu o Corredor Cultural, onde esteve ao lado de lideranças da região e confraternizou com a população de Mossoró. Mais cedo vistoriou as tropas do Corpo de Bombeiros e das Forças Policiais designadas para a segurança do Mossoró Cidade Junina deste ano. Após a vistoria às tropas, Fátima Bezerra visitou o gestor municipal, Allyson Bezerra, no Palácio da Resistência.
“O mês de junho começa em grande estilo com mais uma edição grandiosa do “Pingo da Mei Dia”. Um momento em que Mossoró se transforma na capital não só do Nordeste e do país, mas eu posso dizer uma cidade do mundo. Aqui estão a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiro, a Polícia Penal, todos reforçando o efetivo já ordinário. Vamos ter a instalação de uma delegacia especializada durante todo esse período, o ITEP com trabalho científico dando suporte, um centro de comando e controle operacional, tudo isso voltado para que o Estado cumpra o seu papel com o dever de trazer tranquilidade, trazer paz”, disse a governadora ao saudar as forças de segurança.
Mais segurança
Este ano, o Governo do Rio Grande do Norte assegurou reforço em segurança pública para a realização do evento, entre os dias 1º e 29 de junho, com a presença de militares em todos os polos da festa. Os bombeiros atuarão em três frentes: 112 militares no Pingo da Meia Dia, 24 militares na Estação das Artes e 32 militares na Boca da Noite, totalizando 168 militares. Por dia, cerca de 600 profissionais atuarão no evento, considerado um dos mais tradicionais do Nordeste. Entre as forças policiais, o Itep terá uma estrutura de laboratório para confecção de laudos preliminares de constatação de drogas.
“É uma operação integrada do Governo do Estado do Rio Grande do Norte com todas as forças de segurança pública trabalhando para garantir segurança às pessoas, de Mossoró, do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil que vêm participar do Mossoró Cidade Junina. Essa integração também conta com a Polícia Rodoviária Federal, que tem efetivo aqui, e a Polícia Federal e também forças do município, como a Guarda Municipal e a Superintendência de Trânsito”, destaca o secretário de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.
Estrutura
No planejamento da segurança pública, o efetivo ordinário da região será reforçado pelo serviço extraordinário por meio de 10 mil diárias operacionais durante todo o período, totalizando mais de R$ 2,5 milhões.
A Polícia Civil contará com diferentes equipes de plantão em dias específicos: no dia 1º de junho, haverá 1 delegado, 1 escrivão e 12 agentes; no dia 29 de junho, a equipe será composta por 1 delegado, 1 escrivão e 10 agentes; nos demais dias de festa, a delegacia contará com 1 delegado, 1 escrivão e 5 agentes. Além disso, efetivos vão compor escala na Delegacia de Plantão e Supervisão. Esses números poderão ser ajustados conforme a necessidade do serviço.
A delegacia será instalada em local estratégico (nas proximidades do evento) para a lavratura de boletins de ocorrência, de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), Boletim de Ocorrência Circunstanciado e ainda execução de locais de crime por fatos ocorridos no local do evento e seu entorno.
A sede da Delegacia de Plantão em face da ocorrência das demais infrações penais, poderá ser sediada nos demais locais. É possível ainda que haja encaminhamento de ocorrência para outra unidade.
A comandante Martini, do Corpo de Bombeiros, detalhou a atuação do agrupamento. “Nós trabalhamos em duas frentes. A primeira é a de prevenção, que é a parte de fiscalização e análise de projetos, tanto para o pingo quanto para o Mossoró Cidade Junina, que já está a todo vapor desde maio e assim vai permanecer até o final de junho e com o operacional, onde a gente vai trabalhar hoje no Pingo da Mei Dia dia com 120 militares e ao longo do MCJ são com cerca de 60 militares por dia”, explicou o comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, responsável por 66 municípios.
Além dos já citados, estiveram presentes no evento a deputada Isolda Dantas, os deputados estaduais Ivanilson Oliveira e Francisco Medeiros (Francisco do PT); Dinanize Oliveira, prefeita de Baraúna Dantas. Acompanharam a governadora: Coronel Alarico, comandante-geral da PMRN, tenente Quintino, Oficial de Operações; coronel Franklin, sub-comandante geral do CBMRN; Mary Land Brito (Cultura); Gilson Matias, presidente da Fundação José Augusto; Gustavo Coelho (Infraestrutura); Helton Edi (Administração Penitenciária); Pedro Lopes (Administração); Paulo Sidney, diretor-presidente do IGARN; Ivanilson Maia, secretário-adjunto do Gabinete Civil e o diretor da 1ª Ciretran, unidade do Detran/RN em Mossoró, Emerson Linhares.