Valéria Oliveira promove 3ª edição do Samba de Arruar neste sábado (2) no Alecrim

Projeto reúne grandes artistas locais e ocorre gratuitamente na Praça Gentil Ferreira

O projeto Sociocultural Samba de Arruar, realizado pela artista potiguar Valéria Oliveira, voltará a alegrar comerciantes, clientes e moradores do bairro Alecrim neste sábado (25), na Praça Gentil Ferreira. Esta é a terceira edição do evento, que deseja circular por bairros da Grande Natal compartilhando o legado de mestres do samba brasileiro, e de compositores e cantores locais. A exemplo da roda passada, Valéria Oliveira receberá grandes nomes, como Nega Buluka, cantora e integrante do Batuque de um povo, e intérprete da Escola de Samba Batuque Ancestral. Buluka deu uma “canja” na edição passada, e neste sábado retornará como convidada.

Ela ressalta seu desejo pela continuidade do projeto e a valorização do samba local: “O projeto é lindo e veio para ficar, o samba é resistência, é voz poderosa na luta contra a desigualdade e o preconceito”, afirma. Além de Buluka, outros convidados estarão presentes na roda de samba, como Marcos Souto, cantor, compositor e cavaquinista, Jôsy Ribeiro, cantora com forte presença no samba, e Rafaela Brito, percussionista, cantora e diretora do Batuque de Mulheres. A formação musical da roda continua com Valéria Oliveira na voz e no cavaco, Kelliney Silva na voz e na percussão, Jubileu Filho no 7 cordas, Cezinha Sampaio no banjo e cavaco, Mirelly Angélica, Deny Nascimento e Ninho Brasil nas percussões.

Representatividade

Diversos sambistas já passaram pelo Samba de Arruar em apenas duas edições, o que demonstra uma consciência coletiva e disponibilidade da comunidade em contribuir com o movimento do samba em Natal. Além da disposição desses artistas de se reunirem para cantar em espaços democráticos e simbólicos da cidade. Para a idealizadora da proposta, Valéria Oliveira, projetos como o Samba de Arruar só trazem impactos positivos para a capital potiguar: “Gostaria que o Samba de Arruar pudesse ser uma semente plantada para uma maior e contínua ocupação de espaços públicos da nossa cidade com atividades culturais, em especial da Praça Gentil Ferreira.

Orientando mais olhares para essa praça que foi palco de grandes manifestações artísticas e até políticas na história da nossa cidade. E também fomentar um maior cuidado com os espaços públicos e com as pessoas que o ocupam diariamente. Penso que uma ação como essa, só pode, ao meu ver, gerar impactos positivos.” comenta. A primeira temporada do Samba de Arruar teve início em março, e terá sua quarta e última edição no bairro Alecrim no dia 29 de junho. Realizado por Valéria Oliveira Produções, o projeto tem o patrocínio da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), através da Prefeitura do Natal, por meio da emenda impositiva do vereador Professor Robério Paulino.

SERVIÇO

Samba de arruar – Roda de samba com Valéria Oliveira e convidados

Sábado, dia 25 de maio, às 12h

Local: Praça Gentil Ferreira – Alecrim

ACESSO GRATUITO

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.