Entre em contato

Popular Posts

Tópicos

Edit Template

Nova estação científica será construída no arquipélago de São Pedro e São Paulo

Um acordo de cooperação vai viabilizar a construção de uma nova estação científica no arquipélago de São Pedro e São Paulo. A estrutura representa a terceira geração de estações construídas no arquipélago desde 1998, quando a primeira foi inaugurada.  

A atual estação foi erguida em 2008 e é onde são desenvolvidas pesquisas apoiadas diretamente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  Os pesquisadores realizam monitoramento de aves marinhas de três espécies que se reproduzem no local: Atobá-marrom (Sula leucogaster), Viuvinha-preta (Anous minutus) e Viuvinha-marrom (Anous stolidus). 

Na ilha, também são monitoradas as populações de tubarões por meio do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar). As espécies mais comuns são o Tubarão-lombo-preto (C. falciformis) e o Tubarão de Galápagos (C. galapagensis) que chegou a ser declarada extinta após um longo período sem ocorrência, mas vem se recuperando após a proibição da pesca de espinhel próximo ao arquipélago galapagensis

Outra área de pesquisa é o monitoramento da pesca de linha de mão e corrico (com o barco em movimento) realizada no entorno do arquipélago. Além dessas, também são realizadas pesquisas científicas no âmbito do Programa Arquipélago, coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). 

A área do arquipélago é protegida por duas unidades de conservação federais desde 2018: Área de Proteção Ambiental (APA) do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Monumento Natural do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.  

Arquipélago  

O arquipélago de São Pedro e São Paulo é formado por ilhas oceânicas localizadas na faixa equatorial, entre a América do Sul e a África, que despertam grande interesse da ciência. As ilhas se elevam a cerca de 18 metros na superfície e formam a parte visível de formações rochosas de mais de 4 mil metros de profundidade. Sua localização estratégica permite ao Brasil incorporar uma área marítima de 450.000 km² – maior que o estado de Goiás – à Zona Econômica Exclusiva brasileira. 

As ilhas constituem refúgio da biodiversidade no meio do Atlântico. O arquipélago serve de referência como ponto de repouso e alimentação de aves e peixes migratórios. Mais de 2 mil pesquisadores já estiveram no arquipélago, considerado um laboratório a céu aberto para muitos campos da ciência, como geologia, oceanografia, biologia e sismologia. 

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.