Dra. Ilana Barros fala sobre as principais causas, sintomas e como tratar as Varizes

O problema acontece com mais frequência nos membros inferiores e nas mulheres

Varizes são veias superficiais das pernas que se tornam dilatadas e tortuosas. Em pessoas com predisposição ao desenvolvimento de varizes, veias normais das pernas sofrem um processo degenerativo em que perdem a sua elasticidade e se dilatam, dificultando o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, acumulando o sangue nas pernas.

Estas podem apresentar ou não sintomatologia, no entanto, apresentam quase sempre uma clara aparência antiestética que pode afetar a autoestima do paciente. Em estágios mais avançados, podem levar a complicações mais sérias, como flebites (inflamações nas veias), feridas e trombose.

A maioria dos estudos indica que as varizes são mais frequentes nas mulheres entre os 20 e os 50 anos de idade, tendendo a doença a agravar e as veias a dilatar com o passar do tempo. Contudo, podem surgir varizes na adolescência e em crianças, sendo que o diagnóstico de varizes em grupos etários mais jovens, tem sido cada vez mais frequente e pensa-se que poderá ter como causas principais as alterações do estilo de vida da sociedade moderna.

As veias varicosas não são um problema circulatório exclusivo do sexo feminino. Também existem varizes nos homens. No sexo masculino, o diagnóstico é feito, habitualmente, mais tardiamente porque os homens observam menos as suas pernas, atrasam a ida ao médico e possuem pelos que dificultam a visibilidade das varizes.

As varizes são consideradas uma doença multifatorial, ou seja, causada por vários fatores. Entre esses fatores podemos citar: histórico familiar, sexo feminino, idade avançada, trabalhar por longos períodos em pé ou sentado; gestação, uso de anticoncepcional e obesidade.

Os sintomas das varizes variam desde um quadro assintomático, ou seja, sem sintoma algum, a queixas severas que limitam as atividades diárias do paciente. Quando apresentam sintomas, as principais queixas apresentadas pelo paciente são: dor e sensação de peso e cansaço nas pernas, Ardor, coceira, formigamento e desconforto, comprometimento estético,

A Drª Ilana Barros desenvolveu um interesse especial pelo tratamento de varizes, reconhecendo seu impacto significativo na qualidade de vida de inúmeras pessoas. Sua abordagem é única, valorizando a combinação de ciência avançada e cuidado humanizado para cada paciente. A médica é especializada em Cirurgia Endovascular na ANGIORAD, em Recife-PE e Pós Graduada em Laser, Cosmiatria e Procedimentos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo-SP.

Atualmente os protocolos médicos mais atuais recomendam o laser transdérmico para varizes de menores calibres. Este é o exemplo dos vasinhos e veias reticulares, além de veias em geral com menores dimensões. Este método utiliza a aplicação de uma luz muito específica e intensa. Dessa forma, o calor intenso no local aplicado promove a contração e destruição da veia varicosa.
O laser transdérmico também é utilizado associado à escleroterapia tradicional ou espuma densa para tratar varizes maiores. Em função de seus benefícios serem muito atrativos, este é um dos tratamentos mais indicados para as varizes.

Segundo a Dra. Ilana, é um tratamento minimamente invasivo e muito eficaz. É um dos procedimentos com maior durabilidade. Se todos os cuidados forem tomados durante este tratamento, a doença será mantida em controle e os resultados estéticos serão visíveis por muito mais tempo.

Além do entendimento sobre o laser e as reações biológicas causadas, somente o especialista conhece a fundo a fisiopatologia da doença venosa, sendo o mais indicado para diagnosticar e realizar o tratamento adequado.

Para saber mais, acesse: @drailanabarros – https://www.instagram.com/drailanabarros

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.