Neste semestre, ações já aconteceram em Natal, Santa Cruz e Monte das Gameleiras; outras quatro atividades estão programadas para a capital até junho
Um projeto composto por estudantes de Direito e Jornalismo da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, tem ganhado a atenção de estudantes de escolas públicas de Natal e do interior do Rio Grande do Norte.
O ‘Educa Mais’ tem como foco principal a promoção da educação cívica através da oficina ‘O que é ser cidadão?’. Seu propósito é estimular a emancipação e a prática da cidadania entre os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além disso, a iniciativa promove debates sobre cidadania, direitos e deveres, embasados tanto nas perspectivas pessoais dos participantes quanto nos princípios estabelecidos pela Constituição Federal.
Composto por quatro atividades dinâmicas, o programa busca não apenas tornar o ensino jurídico mais acessível, mas também despertar o interesse dos participantes de forma envolvente e atrativa.
Após passar por Natal e Santa Cruz, o projeto retornou à Monte das Gameleiras pela segunda vez neste semestre. Nesta quarta-feira (15), a iniciativa marcou presença na Escola Municipal Virtuosa Bernardina da Costa, fortalecendo o compromisso com a educação e o desenvolvimento cívico dos jovens. Sete turmas foram beneficiadas. Até junho, outras quatro ações estão programadas na capital.
“O Educa Mais é uma iniciativa que vai além da sala de aula. É um convite à reflexão sobre os valores fundamentais da nossa sociedade. Ao promover a cidadania nas escolas de Natal e do interior, estamos plantando sementes de participação ativa e consciência cívica nos futuros cidadãos. É gratificante ver o impacto positivo que esse projeto tem na vida dos estudantes e na construção de uma sociedade mais justa e democrática”, afirma o coordenador do projeto e professor de Direito, Pablo Lima.