Gêneros alimentícios serão distribuídos pelo Projeto Bodegas Solidárias, através do Serviço de Assistência Rural (SAR), em 11 cidades potiguares
Do sertão ao litoral potiguar, a insegurança alimentar assombra potiguares de todas as idades. Procurando minimizar essa realidade, o Grupo de Voluntários da Neoenergia Cosern realizou ao longo do mês de abril, a Operação Quilo. Com a participação de aproximadamente mil colaboradores em todo o estado, a ação arrecadou 5,1 toneladas de alimentos. Na sexta-feira (3), a diretora-presidente da distribuidora, Fabiana Lopes, fez a entrega simbólica de 1 tonelada de gêneros alimentícios a Dom João Santos Cardoso, arcebispo metropolitano de Natal.
Através do Projeto Bodegas Solidárias, a Arquidiocese de Natal ficará responsável pela distribuição dos alimentos a 10 municípios potiguares (São José de Mipibu, Nísia Floresta, Pedro Velho, Lagoa Salgada, Montanhas, João Câmara, Ceará-Mirim, Macau e São Tomé). As Bodegas Solidárias beneficiam as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Elas são cadastradas após uma visita de agentes pastorais e sociais das paróquias de cada município e passam a ser atendidas com acompanhamento sociofamiliar, nutricional e de saúde, por exemplo.
“Em todos os lugares do Brasil existem pessoas em situação de fome. Dados da Ação da Cidadania Contra a Fome apontam que, todos os dias, a cada cinco horas, 11 crianças menores de cinco anos são internadas por desnutrição no país, por exemplo. Esses números são alarmantes e a Neoenergia, como uma empresa preocupada com o desenvolvimento social, realiza uma ação anual chamada Operação Quilo com o intuito de arrecadar alimentos em todos os estados nos quais atua e, com isso, diminuir a fome de quem mais precisa. O Grupo de Voluntários da Neoenergia Cosern, neste ano, arrecadou mais de cinco toneladas de alimentos e as distribuiu entre mais de 10 instituições em todas as regiões potiguares”, destacou Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.
Além desses municípios nos quais as Bodegas Solidárias estão instaladas, a Neoenergia Cosern contemplou doações em São Gonçalo do Amarante (Centro Sociocultural Anjo Azul), Ipanguaçu (Pastoral da Criança), Macaíba (Abrigo Deus e Caridade), Touros (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE), Mossoró (Instituto Amantino Câmara), Currais Novos (Centro de Referência da Assistência Social – CRAS), Caraúbas (Lar dos Idosos), Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (Pau dos Ferros), Arez (Abrigo de Idosos Pedro Firmino Bezerra) e Nova Cruz (Lar de Idosos Luiz Gonzaga Bernardinho). Em Natal, foram contempladas as seguintes instituições: Casa de Idosos Jesus Misericordioso, no Bairro Lagoa Azul, na zona Norte; a Toca do Assis, em Morro Branco; e o Instituto Amar, no Conjunto Jiqui, zona Sul.
“Agradeço imensamente as doações, a visita da diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, acompanhada dos membros do Voluntariado. Louvo o ato da campanha da doação de alimentos, o envio às famílias atingidas pelas enchentes e por todos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social no estado. A Arquidiocese se coloca à disposição para estreitarmos laços para mais ações solidárias tão importantes como essa”, disse Dom João Santos Cardoso.
Operação Quilo
A Operação Quilo é uma ação anual da Neoenergia e contempla a mobilização do Grupo de Voluntários na Holding (Rio de Janeiro), nos Complexos Eólicos e Solar (na Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí) e nas distribuidoras Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP) e Neoenergia Brasília (DF).
Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern