O Governo do RN preserva e resgata a memória de Alzira Soriano, uma das grandes pioneiras do feminismo no mundo, eleita em 1928, a primeira mulher prefeita na história da América Latina. Na noite da ultima segunda-feira (29) no município de Lajes, a governadora Fátima Bezerra assinou a ordem de serviço para a construção da estátua que manterá viva a trajetória da potiguar que se destacou no empoderamento feminino mundial.
O ato integrou os festejos da 15a Semana Alzira Soriano, promovida pela Prefeitura de Lajes, que ocorre no desde 2021, para celebrar o aniversário de nascimento da histórica lajense para o cargo de prefeita municipal em 1928.
A estátua de Alzira Soriano, assinada pelo artista visual José Wellington da Silva, é fruto de uma emenda parlamentar da deputada federal Natália Bonavides, no valor de R$ 800 mil, que engloba a criação de um centro turístico-cultural que ficará localizado às margens da BR 304.
Inspiração
A governadora Fátima Bezerra frisou, ao lado do prefeito de Lajes, Felipe Menezes, o simbolismo do pioneirismo de Alzira Soriano: “ela foi uma mulher para além do seu tempo. Imaginem há 96 anos uma mulher ousar se candidatar, travar uma grande batalha para registrar sua candidatura, enfrentar a disputa e sair vitoriosa. Temos, portanto, que cuidar da memória dessa mulher para, cada vez mais, constatarmos com clareza o quanto isso é necessário, desejável e saudável para uma sociedade igualitária. Alzira nos inspira e irá nos inspirar sempre”, celebrou Fátima Bezerra.
O Governo do Estado também participa da Semana Alzira Soriano, por meio do Ônibus Lilás, serviço da Semjidh destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência
Mulheres que inspiram
Durante o evento, a governadora participou do “Meet Mulheres que Inspiram Mulheres”, ao lado da deputada federal Natália Bonavides, da deputada estadual Isolda Dantas, da Delegada geral da Polícia Civil, Ana Claudia Saraiva e da superintendente dos Correios no RN Jaqueline Nascimento.
“Estamos aqui para dizer também que o pensamento de Alzira Soriano foi o de transformar e reorganizar a sociedade para que a mulher ocupe seu espaço e vença os desafios impostos”, complementou a deputada estadual Isolda Dantas.
Luta feminina
A deputada federal Natália Bonavides destacou a importância de se erguer um monumento às mulheres que lutaram na política. “temos que honrar uma personalidade como Alzira Soriano que fez tanto pelo RN, Brasil e América Latina, abrindo porta para todas as mulheres”, destacou a parlamentar.
A homenagem foi encerrada com a apresentação da cantora Deusa do Forró, com apoio do Governo do Estado por meio da Fundação José Augusto.
Participaram ainda do evento em Lajes, Olga Aguiar, secretária da Semjidh e a secretária extraordinária da Cultura , Mary Land Brito.
Alzira Soriano
Luiza Alzira Teixeira Soriano nasceu em 29 de abril de 1897 (há 125 anos) e cresceu em Jardim de Angicos, um distrito de Lajes, no Rio Grande do Norte. Faleceu em 28 de maio de 1963, aos 66 anos. Foi a primeira mulher a ser eleita para um cargo Executivo no país, quando se elegeu prefeita da cidade de Lajes, no Rio Grande do Norte, com 60% dos votos, no ano de 1928.