Competição promovida pela academia Bodytech Tirol estimula clientes durante 40 dias em atividades em grupo e arrecada alimentos para instituições sociais
Pensando em motivar e inspirar sobre a importância de manter hábitos saudáveis para aquelas pessoas que são conscientes, mas que não conseguem mantê-los por muito tempo, a 6ª edição do Desafio Motivação, promovido pela academia Bodytech Tirol, em Natal, consiste em uma competição entre equipes. Para aqueles que buscam um estímulo extra para manter a rotina de exercícios e se motivam com desafios, esta é uma excelente oportunidade. Além disso, o desafio promove a solidariedade, já que uma das tarefas envolve a arrecadação de alimentos pelos competidores para doação a instituições de caridade.
“Para tornar essa árdua tarefa mais estimulante, colocamos o desafio em formato de competição entre equipes, pois acreditamos que quando o grupo está com o objetivo em comum se torna bem mais fácil enfrentar as dificuldades que aparecem ao longo do tempo. A tendência natural é que os membros da equipe se ajudem, diminuindo bastante o risco de evasão”, explica Gilvan Zumba, líder da equipe roxa Zumba Squad.
Dessa vez, a dinâmica conta com a formação de seis equipes, compostas por 10 pessoas cada, e encabeçadas por dois instrutores. Na competição, o critério principal para classificação é a melhoria na composição corporal dos participantes: a cada quilo de massa muscular conquistado ou de gordura perdida, é atribuída uma pontuação, dando maior peso para o ganho de massa muscular. No final, a equipe que alcançar o maior resultado na participação das atividades e na melhoria da composição corporal dos participantes será considerada vencedora.
Para a pontuação, além da frequência na academia, em cada semana uma modalidade é escolhida para o desafio, como o running, o indoor cycle e o duatlon (cycle + running). Para o professor Zumba, num primeiro momento a pontuação por frequência pode parecer muito desafiador para uma pessoa que é sedentária ou que não gosta do ambiente da academia. “Entendemos que quanto mais vezes essa pessoa vier na academia, mesmo que não treine no dia, a chance dela tornar isso um hábito importante em sua vida, ao final dos 40 dias, é bem maior. Afinal, para criação de hábitos, talvez o fator mais importante seja a repetição/frequência”, pontua.
De acordo com Laiane Saldanha, estagiária na Bodytech Tirol, a maior dificuldade realmente é manter a consistência dos participantes, mas com o apoio mútuo entre os envolvidos é possível perceber um saldo positivo. “A participação tem sido incrível. Os alunos se dedicam mais aos treinos, ajustam suas dietas e observam resultados tangíveis na composição corporal. A atmosfera de grupo e a competição saudável os impulsionam a alcançar suas metas. É maravilhoso observar a evolução de cada um e ver que eles estão extraindo o melhor de si”, avalia.
Segundo o advogado Wilson Bezerra, 44, participando pela primeira vez da competição, além de interagir com outros participantes, os resultados já são perceptíveis em saúde física, mental e espiritual. “Sempre quis participar porque via o engajamento e os resultados de quem participava. Além disso, estamos realizando uma ação solidária para ajudar pessoas que sofrem com insuficiência alimentar e fome, tornando a experiência ainda mais gratificante. Ganhar saúde enquanto ajudamos o próximo é uma oportunidade valiosa que não posso perder”, conta entusiasmado.
Já para a nutricionista Cibelle Abbott, 28, além de melhorar sua constância nos treinos aliada a uma boa alimentação, a experiência está sendo também uma oportunidade para fazer novos amigos. “O desafio está ótimo porque nossa equipe está muito unida, os professores que estão nos acompanhando formaram uma grande família, que prezamos por nos divertir acima de qualquer coisa respeitando nossos adversários, é claro”, finaliza.
O Desafio Motivação finaliza no dia 15 de maio e para além dos resultados físicos e comportamentais, a expectativa é conseguir ultrapassar as 17 toneladas de alimentos, superando o resultado da última edição.