Maior evento de Turismo do RN vai contar com artesanato, agricultura familiar e empreendedorismo social, além de atrações culturais, praça de alimentação e espaço kids.
A ONG ReforAMAR está participando da edição comemorativa de 10 anos do maior evento de Turismo do Rio Grande do Norte. A Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (FEMPTUR) será realizada nesta sexta (26) e sábado (27) e deve reunir cerca de 50 municípios potiguares com o intuito de divulgar suas potencialidades, atrair investidores, compartilhar soluções inovadoras e criar conexões entre atores do trade turístico.
Associação sem fins lucrativos, a ReforAMAR surgiu em 2018 com o propósito de reformar casas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a ONG também realiza projetos mirando a coletividade. Um deles é o ReforAMAR Turístico, que propõe a revitalização de pontos turísticos potiguares, fomentando a cultura, a sustentabilidade e o envolvimento da sociedade na preservação dos espaços públicos.
“Nossa experiência com as reformas nos mostrou que quanto mais a gente se envolve, coloca a mão na massa, mais a gente valoriza as coisas. É esse espírito que queremos levar para o ReforAMAR Turístico, propondo que as próprias comunidades sejam envolvidas nos projetos, de forma que se sintam mais pertencentes e estimuladas a cuidar desses locais”, afirma Fernanda Silmara, presidente da ONG.
Além do ReforAMAR Turístico, a organização realiza parcerias com as prefeituras para realização de projetos de acessibilidade em casas onde residem pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “Nossa primeira experiência foi em São Gonçalo do Amarante, e foi um sucesso! Lá, em parceria com o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RN, reformamos 9 lares, 1 praça e entregamos outros 10 projetos arquitetônicos para famílias do município”, completa Fernanda.
A 10ª FEMPTUR começa nesta sexta (26) e segue até o sábado (27), no Centro de Convenções de Natal, das 14h às 22h. Cerca de 50 cidades, ou seja, um terço dos municípios potiguares confirmaram presença. No local, os visitantes irão encontrar turismo ecológico, religioso, gastronômico, litorâneo, além de artesanato, agricultura familiar, empreendedorismo social, atrações culturais, praça de alimentação e espaço kids.
A entrada é gratuita e livre para todas as idades.