Na última quinta-feira (18), aconteceu o lançamento do Festival Cena Nordeste, uma iniciativa do Consórcio Nordeste, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, Pernambuco. O momento contou com a presença da Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, Mary Land Brito, que na ocasião representou a governadora do Estado e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra.
Com a missão de fomentar um circuito nordestino de circulação de obras artísticas, o Cena Nordeste chega para fortalecer a identidade regional e estimular o desenvolvimento econômico, além de promover a cooperação e a integração entre os estados nordestinos.
Em setembro, o Rio Grande do Norte sediará uma das etapas do Cena Nordeste Festival, iniciativa artístico-cultural promovida pelo Consórcio Nordeste, que mobilizará ao longo do ano os nove estados da região com eventos em todas as capitais nordestinas. O festival será realizado em Natal entre 21 e 22 de setembro com grade de programação e locais a serem definidos e com atrações definidas por curadores locais nos estados.
“O lançamento do projeto Cena Nordeste para a cultura do Rio Grande do Norte é motivo de muita alegria, por trazer todos os estados nordestinos unidos em prol da cultura. Além disso, será um canal valioso para mostrarmos as nossas expressões artísticas para outros estados, e também receber e ter acesso ao que é produzido pelos demais estados do Nordeste”, explicou Mary Land.
Datas dos encontros
As edições do Cena Nordeste começam nos dias 10 e 11 de maio, em João Pessoa. Após a capital paraibana, o Festival vai passar por Maceió (7 e 8 de junho), São Luís (5 e 6 de julho), Teresina (2 e 3 de agosto), Olinda (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).
Cada estado ficou com uma linguagem cultural: Graffiti (Paraíba), Cultura Popular (Alagoas), Música (Maranhão), Forró (Piauí), Audiovisual (Pernambuco), Teatro (Rio Grande do Norte), Cultura Popular (Sergipe), Dança (Ceará), Circo (Bahia).
Todas as etapas contarão com exibição de curtas-metragens, espetáculos de teatro, de circo e de cultura popular, apresentações de forró, dança e outras expressões musicais, produção de grafites. Sempre em um centro cultural da cidade-sede, com acesso gratuito do público local.