A Pinacoteca do Estado, localizada no centro histórico de Natal, no bairro Cidade Alta, recebe, durante os dias 27 e 28 de abril, uma Ocupação Literária que vai promover encontros entre leitores e autores, oficinas e a comercialização de livros, das 14h às 21h, de forma gratuita. Os principais objetivos são debater a literatura e o fazer literário, além de estimular o mercado editorial, apresentando para a capital potiguar a produção literária da cidade.
Dos autores convidados e oficineiros, 80% são potiguares, e grandes nomes da literatura nacional serão anunciados em breve. Autores que ainda não comercializam ou publicam seus escritos, bem como aqueles que queiram lapidar seu trabalho, e têm interesse em participar do evento, também estão convidados.
O evento conta com uma programação variada, com ações que acontecem simultaneamente nos diferentes espaços do prédio: além de oficinas de prosa e poesia, haverá mesas temáticas, painéis, lançamentos e venda de livros, feira e sessões de autógrafos, voltadas para o público adulto e infantil. Serão abordados diversos temas literários, como a literatura de terror, indígena, infantil, biografias, e aquelas que têm como foco a cidade. Haverá, ainda, uma mesa que aborda como os pais podem estimular o hábito da leitura nas crianças.
As oficinas de prosa e poesia terão duração de oito horas, sendo 4h a cada dia. Os demais detalhes acerca das atividades que exigem inscrição prévia serão divulgados em breve. As informações podem ser acompanhadas por meio do Instagram da Ocupação Literária.
A Ocupação Literária tem como realizadores o jornalista Octávio Santiago e a Viva Promoções, por meio das leis culturais Câmara Cascudo e Djalma Maranhão. Autores locais que queiram participar do evento podem contatar o telefone (84) 99402-1752.