O Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do TJRN, presidido pelo desembargador Saraiva Sobrinho, realiza na sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de abril, edição do Programa Justiça & Escola no município de Baraúna, na região Oeste potiguar. As atividades que disseminarão conceitos da metodologia “O Caráter Conta” serão realizadas na Escola Municipal Manoel de Barros, voltada ao ensino fundamental.
A formação mobiliza 150 professores da rede de ensino daquela cidade a 309 quilômetros de Natal. O ponto alto da edição é a culminância, com a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos educadores com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso.
Estarão presentes os juízes José Undário de Andrade, coordenador-executivo do programa, e Edino Jales, diretor do Foro da Comarca de Baraúna. A ação é desenvolvida por meio de uma parceria da prefeitura de Baraúna, com participação da Secretaria Municipal de Educação, com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
O objetivo pedagógico é multiplicar informações que aproximem o Poder Judiciário, da população e do ambiente escolar. Através de atividades dinâmicas, e a elaboração em grupo de projetos educacionais viáveis para implantação nas escolas, o TJRN busca ampliar suas ações na busca da transformação social através da educação, disseminando valores éticos para construção de uma cidade mais justa e participativa.
O programa é uma ação formativa voltada para a comunidade escolar com o objetivo de transmitir os valores éticos da sociedade, transmitidos em sala de aula. São eles: Cidadania, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Sinceridade, e Zelo – pilares da metodologia criada nos Estados Unidos.
A formação do Programa Justiça & Escola tem por objetivo trabalhar o conceito de Justiça nas disciplinas curriculares, além de debater nas escolas, assuntos jurídicos por meio de palestras continuadas, ministradas por magistrados, servidores e outros funcionários de careira jurídica.
*Com informações do NAPS/TJRN