“Vem Ver”. Esse é o nome da mais nova série lançada pela UernTV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Com o nome mais que sugestivo, os episódios convidam aos telespectadores a conhecerem as belezas e as potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte, com ênfase nas paisagens e formações geológicas únicas do Seridó Geoparque Mundial.
O lançamento da primeira temporada da série, com os quatro primeiros episódios, ocorreu no último sábado, 13, em Currais Novos, durante a solenidade que comemorou os dois anos de chancela do Seridó Geoparque Mundial Geoparque pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Os primeiros episódios passam pela rota do Seridó Geoparque, composta por seis cidades: Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Parelhas, Carnaúbas dos Dantas e Acari. “Foram seis meses, entre produção, locações e edição. A produção tem o objetivo tem potencializar o turismo do interior do RN e mostrar o que temos de mais belo no interior do RN”, destaca o professor Fabiano Morais, diretor da Uern TV.
A produção da série Vem Ver é desenvolvida em colaboração com projeto de extensão GeoRoteiros. Já a sua realização foi feita através de uma parceria entre a Uern, a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).
De acordo com diretora de Promoção Turística da Emprotur-RN, Nayara Santana, a parceria com a Universidade para a produção da série é de suma importância para fortalecer a divulgação turística da região. “A parceria é estratégica para a promoção dos destinos, sobretudo para a interiorização do turismo. É muito bom poder compartilhar as ideias e produzir esse material que exalta as belezas do nosso Estado”, declara.
Para o professor Fabiano Morais, foi uma grande responsabilidade produzir essa série, por estar representando, não só a Uern, mas também o Governo do RN, através da Secretaria de Turismo e Emprotur. “O resultado foi gratificante em mostrar as riquezas do interior. Falar de turismo no interior é sair do eixo dos grandes centros e mostrar que as atrações do Estado são bem mais do que as praias da capital, que são belas por sinal. Mas esse novo olhar permite ao próprio potiguar conhecer mais o seu Estado”, declara.
Os primeiros episódios da primeira temporada da série estão disponíveis no Canal do YouTube da Uern TV. No segundo semestre será lançada a segunda temporada da série. E no início de 2025, será lançada a terceira temporada.
Episódio 1 – Cerro Corá e Lagoa Nova
Episódio 2 – Currais Novos
Episódio 3 – Parelhas e Carnaúba Dos Dantas
Episódio 4 – Acari