O Centro de Valorização da Vida (CVV) lançou um curso gratuito de seleção de voluntários, com previsão de início para o dia 6 de abril. Em Natal, a organização sem fins lucrativos tem atuação há 41 anos, e no ano passado, foram recebidas 40.781 ligações de pessoas em busca de ajuda. Já no contexto nacional, o CVV completou 62 anos no último dia 1º de março, com cerca de 3 milhões de ligações por ano.
Thiago Martins, coordenador do CVV em Natal, enxerga com enorme satisfação o trabalho voluntário. “Quando a gente faz algo, um trabalho para além do nosso trabalho comum que a gente faz no dia a dia, quando a gente gosta daquilo, muito bom”, disse. O Centro busca auxiliar as pessoas prestando um apoio emocional, para aliviar a solidão e a depressão, que são temas considerados fortes na sociedade.
Os candidatos dentro do curso serão apresentados ao funcionamento do CVV e receberão treinamentos adequados para oferecer suporte às pessoas em momentos difíceis, durante as 13 aulas do Programa de Seleção de Voluntários (PSV). Escuta ativa, apoio emocional e prevenção de suicídio serão temas abordados no curso.
“Ele (o curso) traz as orientações, como ter vontade. Apresenta, digamos assim, como funciona a escuta amiga do CVV, uma escuta sem julgamento. E apresenta o programa do CVV. A gente faz um chamado treinamento de papéis, com uma simulação. Cada caso é um caso. Mas fazemos mais ou menos como é o funcionamento da coisa, como se processa durante a ligação e o plantão de atendimento. E mostramos o histórico do centro, como ele é. O PSV funciona dessa forma”, explica Thiago.
De acordo com o coordenador, o número de atendimentos do CVV não é maior em razão da falta de voluntários, algo que justifica a busca por mais participação na organização. “A demanda de ligações é muito grande. É muita gente ligando e chamando. É importante dizer isso, telefone 181, gratuito. Então você mesmo liga com celular sem crédito. Mas tem uma lista de espera, porque a demanda é tão grande, é tanta gente ligando, que gera essa fila. E aí a gente precisa de mais voluntários para atender as pessoas e garantir esse apoio emocional”, conta.
As inscrições estão disponíveis no site do CVV (www.cvv.org.br). Os interessados em participar devem ter pelo menos 18 anos de idade, possuir espírito voluntário e estar disponíveis para dedicar quatro horas por semana ao atendimento. Somado a isso, participar das reuniões mensais em grupo e realizar capacitações oferecidas pela organização anualmente.
Os encontros estão previstos para acontecer no Instituto Padre Miguelinho, localizado na Rua Fonseca e Silva, nº 1103, bairro do Alecrim, com início a partir das 14h.